quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PETIT-POIS

. Cristina Aboim recebe no seu apartamento da Caparaó para almoço de confraternização de Natal e homenagem a Diana Vianna pela outorga da Medalha Henrique Sergio Gregoripela divulgação do Museu Histórico Nacional.

A Pousada Locanda della Mimosa, em Petrópolis, do autor de novelas Aguinaldo Silva, preparou réveillon especial para aqueles que quiserem fugir do tumulto  da cidade na virada do ano e  quiserem  brindar a chegada de 2014 curtindo o ar puro da serra. O pacote é R$ 290 por pessoa, com direito a ceia, uma garrafa de espumante por casal e baile com DJ. Já para os que quiserem emendar o feriado com alguns dias de descanso, o pacote do dia 29/12 a 1/01/14 sai por R$ 3.500.

. Hoje, dia 27, no Espaço 7Zero6, no hotel Praia Ipanema, Lise Grendene lança seu blog de moda e lifestyle, com pocket show de Taís Alvarenga e animação dos DJs Jonas Rocha e Mary Zander.

A designer Luiza Martins acaba de lançar sua marca de joias Luli Martins e abrir sua primeira loja na rua Carlos Góis, no Leblon, com projeto assinado pela arquiteta Paola Ribeiro. A marca tem como característica a mistura de diferentes tipos de pedras em uma única peça. A campanha de estreia, criada pela Ultra Comunicação, traz a beleza de Yasmin Brunet em fotos de Yuri Sardenberg.

O Museu da Chácara do Céu inaugura dia 5 de dezembro a última edição do ano do projeto Os Amigos da Gravura, com trabalhos do artista pernambucano José Patrício.  Ele criou especialmente para Os Amigos da Gravura a obra Vertigo, cujo título remete a um dos mais famosos filmes de Alfred Hitchcock, no Brasil intitulado Um corpo que cai, e conduz o olhar a um labirinto ao revés, um efeito inventado por Hitchcock que simula uma espécie de vertigem, na época chamado de contra zoom. 

. Lançamento do livro Design brasileiro de móveis, dia 11 de dezembro, na Livraria Argumento.

. Sábado, dia 30, a partir das 11h, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói realiza uma série de eventos ao redor da exposição Olhos D’água, da artista Suzana Queiroga. Palestra Um Oceano de Memórias: Águas que nos Atravessam e Habitam, da atriz, professora e tradutora Patricia Furtado de Mendonça. O objetivo é gerar reflexões sobre a Memória Marinha e a bagagem genética que cada pessoa carrega consigo, além de abordar o simbolismo que a água tem na mente humana. Première do filme Olhos d’água, making of da exposição, dirigido por Zelito Viana. O filme aborda pontos fundamentais da mostra, como a relação da artista com o azul e as cores frias, e a ausência de seu pai, morto em um acidente aéreo na Baía de Guanabara. Bate-papo com Suzana Queiroga e o curador Luiz Guilherme Vergara.

. Também sábado, abre na Galeria Sergio Gonçalves, a exposição Novos pretos novos, de Ana Durães. Aproximar o passado do presente é a proposta da artista plástica, que mergulha, numa abordagem contemporânea através de pinturas, stencils e grafitti, na obra de Rugendas, o alemão viajante do século XIX, que chegou como espião no Brasil e criou, entre inúmeras obras, um precioso acervo sobre a vida dos escravosPesquisando sobre o tema, Ana descobriu que o Brasil teve o maior mercado de africanos escravizados da história da humanidade. E no Rio de Janeiro, quando desembarcavam, eram levados para depósitos na Rua Direita (atualmente Rua Primeiro de Março), onde eram colocados à venda nas calçadas. Após 1769, o desembarque foi transferido para o Cais do Valongo (hoje Gamboa) e o local se transformou num comércio de negros a céu aberto. Por não terem nenhuma habilidade para os serviços da lavoura ou domésticos, eles eram chamados de Pretos Novos. Daí surgiu o nome da exposição, que faz uma releitura desses escravos através das obras de Rugendas e de “novos pretos”, amigos da artista que foram retratados em suas telas, como o cantor Chico César.


Nenhum comentário:

Postar um comentário