terça-feira, 2 de outubro de 2012

Raízes


Meu 'tio' Oduvaldo Cozzi, a voz que marcou o futebol brasileiro
Jane Cozzi Ghivelder, Shigueo, Rita, Tania Cozzi e Neuza: retrato de família
A família Cozzi com as 'agregadas': eu, em uma ponta, e Monica, outra amiga antiga, na outra
A mesa do jantar

Minha história com a família Cozzi é muito antiga. Eu e Tania somos amigas há 57 anos, uma vida. Eu chamava o pai dela de tio Cozzi e a mãe, de tia Albinha. Perdi as contas de quantas madrugadas passei acordada, ouvindo as histórias do tio, o famoso locutor esportivo Oduvaldo Cozzi, no apartamento da Dias da Rocha, no mesmo prédio onde eu também morava. Tania e o pai foram meus padrinhos de casamento. E ela é madrinha de consagração da minha filha Ana Luiza. Por fazer praticamente parte da família, fui convidada, como agregada, para o jantar que Tania ofereceu para a prima Rita, sobrinha do tio Cozzi, que veio ao Rio neste fim de semana, com o marido Shigueo e a mãe Neuza, só para conhecer a parte carioca da família. 
Tudo começou com João Bernardino (nome já "abrasileirado"), que veio da Itália e se estabeleceu em Lorena, São Paulo. Casou-se com Maria Ferreira Cozzi e tiveram vários filhos, mas só um vingou - Leonel Cozzi. Este casou-se com Zilpa e teve 11 filhos (entre eles, Oduvaldo era o mais velho, e Leonelzinho, o pai da prima Rita). Oduvaldo foi o único que veio para o Rio. Dois irmãos, inclusive o pai de Rita, ficaram na capital, São Paulo. Os outros foram para Santos. A vida os separou até que, pela internet, as primas se encontraram. E marcaram esse encontro. Que foi supersimpático. Rita preparou a história da família e deu de presente para as primas cariocas, junto com velinhas perfumadas que comprou para elas em Capri, numa viagem com a mãe, que também trouxe como lembrança caderninhos feitos por ela, com papel reciclado de coadores de café, uma graça. Tania preparou o jantar: salada com morangos, molho com cachaça e granola salgada, lasanha de queijo, e rosbife com molho especial. De sobremesa, crumble de maçã com chantilly e musse de chocolate. Tudo delicioso. O brinde foi com bom vinho e a conversa fluiu, com lembranças e histórias dos dois lados, como se sempre tivéssemos nos conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário