sábado, 30 de outubro de 2010

O Centro das atenções

Poderia ser o Centro do Rio, revitalizado. Poderia ser o Theatro Municipal, reformado. Mikhail Baryshnikov, lindo e sessentão, se apresentando com Ana Laguna em Três solos e um dueto. Ou a exposição sobre o Islã, no Centro Cultural Banco do Brasil. Todos eles ocuparam o centro de minhas atenções, nestes dois últimos dias.
Sexta, finalmente fui ver o Theatro Municipal reformado, por dentro, e logo com o espetáculo de Baryshnikov, meu ídolo! Lógico que preferia tê-lo visto dançar em sua plena forma, mas nunca é tarde. Ele continua um gato.
O Theatro está maravilhoso, apesar de concordar que o veludo das poltronas poderia ter sido vermelho como a cortina da boca de cena, mas é apenas um detalhe. Ficou um luxo! Carla Camurati fazia as honras da casa. O arranjo da entrada estava escandalosamente lindo. Vi por lá, no teatro lotado, Beth Serpa, Manoel Carlos e a filha, Júlia Almeida, Arlete Salles. Confiram nas fotos: o teatro; Mikhail e Ana; Jane e Tania; Monica, Sylce, eu e Leilane; o arranjo de flores, eu e Tania; e com Sylce.








Sábado, tinha um exame para fazer no Centro e aproveitei para ver a expo Islã, no CCBB. Almocei uma omelete de presunto com queijo gruyère e salada verde, deliciosa, com uma cervejinha bem gelada na Brasserie Brasil antes de percorrer os dois andares da mostra. São 350 peças que contam 1.400 anos de história do mundo islâmico, do século VIII ao início do XX - peças de ourivesaria, mobiliário, tapeçaria, vestuário, armas, armaduras, utensílios, mosaicos, cerâmicas, objetos de vidro, iluminuras, pinturas, caligrafia e instrumentos científicos - vindas do Museu Nacional de Damasco, Museu Aleppo e Palácio Azem, da Síria, e do Museu Nacional de Teerã, além de obras da Nigéria, do Magreb e da cultura Tuaregue, povos nômades do Saara. É uma boa dica de programa cultural para todas as idades, com entrada franca. Até 26 de dezembro.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

São Judas, olhai por nós!


Acordei cedo e fui para a igreja de São Judas Tadeu, assistir à missa rezada por dom Orani Tempesta, o arcebispo do Rio. A rua das Laranjeiras engarrafada, a igreja lotada, fila enorme para acender velas para o santo, na gruta -é impressionante a devoção pelo santo das causas impossíveis. Desde que me mudei para Laranjeiras, há quase 30 anos, não deixo de ir no seu dia, pedir a sua bênção, agradecer por muitas graças recebidas. Entre os milhares de fiéis, vi por lá a consulesa de Portugal, Vanda Almeida Lima, e o deputado Molon, recém-eleito.
Recebi a aspersão de água benta, comprei minhas lembranças para os filhos, e comi, como todos os anos, a cocada deliciosa, na mesma barraca. Nem cheguei em casa e vi um dos meus pedidos atendidos. Meu São Judas, milagroso santo, obrigada!

. Coquetel de inauguração do Espaço Bella Idea Scrapbooking, quarta, dia 10, na Visconde de Pirajá.

. Carmen Emília mostra hoje no programa Sem Censura, de Leda Nagle, seus oratórios divinos.

. Ana Paula Barbosa convida para festa de Halloween, hoje, na boate People Club.

. Ontem, me reuni com Tania, Iduína e Chompré para combinarmos nossa entrada na era dos e-books com Gilberto, Guilherme e Alexandre. Foi num café, no Botafogo Plaza Shopping. Depois, como sempre, tudo terminou em pizza e muitos brindes com cerveja na Fiammetta. Viva nós!


. Nem aquela chuva toda que desabou sobre o Rio desanimou Beth Goffman e José Calainho, que participaram do passeio A! Body Tech - Sulamérica Night Bikers, em Copacabana, pedalando com todo o toró. Foto de Murillo Tinoco.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jantando com Amaro Leandro

Quando Amaro Leandro me convida para jantar, duas coisas são certas: o requinte da comida e da decoração e que vai chover. Acho que só duas vezes consegui ir à casa de Amaro sem chuva e aproveitar a delícia que é o seu pátio inacreditável, a céu aberto, em pleno quarto andar da rua Rodolfo Dantas, em Copacabana.
Neste sábado, foi tudo como sempre. Apesar da lua cheia da véspera e das promessas de Amaro para Santa Clara, choveu, o que tornou ainda mais aconchegante seu delicioso jantar, "para jogar conversa fora", como dizia o convite. Só que a conversa não era de se jogar fora, um papo gostoso, inteligente não se desperdiça. Éramos uns 20 amigos. A mesa, em quadriculados vermelho e branco e detalhes de pérolas, um luxo. A comida, nem se fala. E as sobremesas? Humm, maravilhosas. Prosecco e uísque animaram o bate papo. Bebel Mello Franco relembrou os tempos em que Amaro Leandro vivia em Campos, onde nasceu, e era o decorador oficial das grandes festas dos usineiros. A eleição, claro, foi tema. Cristina Aboim aproveitou para convidar para seu aniversário, dia 17 de novembro, que vai reunir 150 mulheres no seu apê da Praia de Botafogo.


O requinte da mesa de Amaro Leandro


Ruth Maria Veloso da Silveira


Eu e Celina de Farias em tom de berinjela


Waleska Carvalho em pailletés pretos


O anfitrião e eu


Isabel Dias, Sonia Milliet e Paulo Baiana Schottz


Maria Thereza Vaz e Fátima Salim Thomaz


Cristina Aboim e Diva Lúcia Schottz

PETIT-POIS

. A Santa Lolla lança sua coleção alto-verão 2011 amanhã, dia 27, com coquetel.

. Nicole Tamborindeguy e Mariza Lima recebem hoje, no Shopping da Gávea, para coquetel de lançamento da nova coleção de design da Sapo Sofia e mostrar parte do acervo de quadros do artista plástico Anderson Thives.

. O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Obras Carlos Roberto Osório convidam para a entrega do monumento a Abelardo Chacrinha Barbosa, dia 7 de novembro, na Av. General Garzon, Jardim Botânico.

domingo, 24 de outubro de 2010

De volta ao passado...

Nós passamos a adolescência juntos, uma fase muito feliz. Era a turma da Dias da Rocha. Todos os sábados tínhamos arrasta-pés. Aos domingos, sempre íamos ao cinema, no Metro, com direito a banana split no Cirandinha, depois, ou esticada no Bob's. A praia era em frente ao antigo cinema Rian. Dividíamos nossos sonhos enquanto nos divertíamos, namorávamos, brigávamos, fazíamos as pazes. Daqueles tempos, guardo as melhores lembranças de minha vida. E foi com esta certeza que voltei ao passado no aniversário de 70 anos de Sergio Ribeiro, um dos meus amigos da turma, que se casou com Vania, também da turminha. Estão casados até hoje, daqui há quatro anos completam Bodas de Ouro. Multiplicaram-se em três filhos, quatro netos.
Enquanto me arrumava, combinando com Tania, best friend deste aqueles anos dourados, nossa ida ao almoço de aniversário, recordava com um filme as cenas de nossa juventude. Parecia que estávamos nos arrumando para um daqueles bailes no Monte Líbano.
O almoço foi no Piraquê, palco de muitas festas daquele tempo. A maioria de nossos amigos foi para a Marinha, como Sergio. Daí, o Piraquê e a Escola Naval terem sido cenários constantes de nossas festinhas. O balanço entre sonho do passado e a realidade do presente foi inevitável. E confesso que um pouco nostálgico.
Encontramos lá Luis, primo do Sergio, Heleninha, Gilberto e Marli, primos de Vania, dona Elza, mãe do Sergio, Maurício, nosso amigo. Juntos, relembramos de cada um da turma, contando o que sabíamos de cada um deles, numa troca de informações cheia de saudades. Bons tempos aqueles... Pena que não voltem mais.


Vania Bruzzi, hoje Ribeiro, com a netinha, Tania Cozzi e eu: este trio fez história


Os netos e a nora de Sergio e Vania


Para a netinha Yasmin, eu e Tania levamos nosso livro Quem quiser que conte outra...


Karina, a filha fotógrafa de Marcia, prima do Sergio, a cara dela


O aniversariante entre Tania, eu e Vania, uma cena igual a tantas outras do passado

P.S. Se alguém daquela turma deliciosa estiver me lendo, dê notícias...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Flashes da semana (qualquer semelhança com Caras é mera coincidência...)

Resolvi variar um pouquinho e dar para vocês alguns flashes clicados por Murillo Tinoco do que os famosos andam aprontando.


Thaila Alaya e Ísis Valverde curtem, de camarote Antarctica Sub Zero, o show do grupo Green Day na Arena da Barra



Samara Felipo e a filhota Alícia, Renata Capucci com sua Lily foram à festa de lançamento do Clubinho do Via Parque




Marcelo Serrado com Erika e Malu Mader no lançamento do programa do Multishow Na lama e na cama, com Erika, em bar de Botafogo. E, ops, Erika e titia Malu no banheiro! Refletidas no espelho, as roteiristas Clara Deák e Patrícia Corso





Cenas da abertura da loja do queridinho Jack Vartanian no Fashion Mall: o brinco translumbrante de Jack nas orelhas da mulher, Cássia Ávila; Claudio Gomes, Cássia e Jack; Preta Gil; e a barriguinha de Joana Nolasco.

PETIT-POIS

. Vejam só que legal: o Música no Museu se apresenta na Índia! Sábado, em Chandigarh, dia 25, em Jaipur, e dia 26, em Delhi. Levando a arte de João Carlos Assis Brasil, Paulo Pedrassoli e Karla Bach.

. Sábado, Amaro Leandro recebe para mais um daqueles seus jantares gostosíssimos e simpaticíssimos no apê de Copacabana.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A arte de receber o Natal no Humaitá

Com um almoço delicioso, da chef Luiza Veiga, Monica e Renata Cordeiro Guerra mostraram toda a arte de receber o Natal na sua loja-casa deslumbrante, do século XIX, no Humaitá. A árvore, linda, logo na entrada, os detalhes preciosos trazidos de Nova York, onde as duas estiveram em feira buscando novidades para a Arte de Receber Casa.
As mesas redondas, com cadeiras brancas, foram colocadas no pátio sob as árvores e cercadas de verde por todos os lados. As toalhas, de organdi Bangu, estampadas com flores em laranjas, amarelos e verdes por Romanelli. Lírios laranjas nos arranjos e salpicados no jardim.
Os jornalistas convidados conferiram o estoque de enfeites de Natal e as novas aquisições da loja entre taças de espumante e delícias como canudinho de haddock com molho de laranja, míni-sopa de champignon, bijus com queijo e molho de goiaba. Tudo lindamente arrumado em bandejas de prata com rosas. O bufê foi colocado na parte coberta, numa mesa imensa. Peixe, cordeiro, picadinho, risoto, difícil escolher... De sobremesa, crème brulée de café, tartelete de morango e doce de ovos com coco, antes do cafezinho bem quentinho. Monica e Renata sabem tudo da arte de bem receber...


A árvore, uma beleza!


Cada detalhe mais lindo do que o outro


As mesas, coloridas, floridas


As toalhas com desenho do pintor Romanelli


Melissa Jannuzzi e eu


Bruno Chateaubriand e Renata


Monica e Bruno Astuto


Cintia e Fran


Bruno e Igor


Juliana Vargas e Ricardo Pereira


Monica e a chef Luiza

PETIT-POIS

. Sexta, na reunião de encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia da UFF, será feita uma Homenagem aos Cientistas da UFF. Estou toda orgulhosa: minha amiga Iduína Mont'Alverne Chaves vai ser homenageada como a cientista em educação da Universidade.

. Domingo, Sergio Ribeiro faz 70 anos e comemora com almoço no Piraquê. Vai ser muito bom reencontrar amigos queridos, de adolescência. Sergio foi da minha turma da Dias da Rocha, ele e a mulher, Vania. Começaram a namorar naquela época e estão juntos até hoje, com três filhos e vários netos.

. Hoje, dia 20 de outubro, é Dia Mundial de Combate a Osteoporose.

. A H.Stern mostra sua nova coleção de joias, Ancient America, para blogueiros, na H.Stern Shopping Cidade Jardim, dia 27, com almoço no restaurante Nonno Ruggero. Constanza Pascolato confirmou presença.

. O candidato Serra estará nesta quarta, dia 20, às 17h, no restaurante Porcão Rio's, no Aterro do Flamengo.

. Dia 27, inauguração do showroom Teratai, com muitas novidades em móveis, objetos e tapetes, no Espaço Eduardo Moraes, em Niterói.

. Julia Monteiro de Carvalho e Alexia Wenk agitam a Dias Ferreira dia 21. Júlia apresenta peças de sua nova coleção de bling-blings para os convidados da lista mega vip de Alexia. A coleção mistura materiais nobres como ouro negro, amarelo e rosa, brilhantes chocolate, branco e negro e pérolas com osso em forma de caveiras, pássaros, aranhas, gatos...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Uma tarde chiquÍSSIMA

A Íssima de Margaret Padilha lançou seu verão com muitas listras, vestidos soltos, crochê em bolsas, saias e casaquinhos, macacões bem cortados, estampas Pucci, junto com as jóias preciosas da Lafite: pérolas de Rio, turquesas, brilhantes, corais em brincos, anéis, colares e pulseiras de tirar o fôlego. Muitas flores, corações, borboletas, laços para brindar a primavera-verão.
O chá-desfile foi no restaurante Le Blason, da Casa Julieta de Serpa, todo decorado com rosas em tons de laranja.
Fazia frio e as mulheres capricharam na elegância. Era minha tarde de sorte: fui sorteada com blusa linda, da Íssima, em estampa Missoni e lurex, uau!
Depois do desfile, coquetel no J Club, todo mundo escolhendo suas peças favoritas enquanto brindavam com champagne e degustavam docinhos fondants deliciosos.


Roma Milen, da Fashion Clinic, e Marcia Veríssimo


Beth Serpa, a dona da Casa, experimenta brinco de brilhantes e ouro da Lafite


Mônica Clark


Teresinha Matta, Gilse Campos e Maria Célia Moraes


Maria Célia e Katia Spolavori


Eu recebendo a blusa da mestre-de-cerimônia do desfile, Nina Kauffman


Beth, da Lafite, e Margaret, da Íssima


O pretinho de ombro só


O crochê multicolorido


Lélia Gonçalves Maia


Turquesas com renda off white


As listras marinheiras com o chapelão desabado, que Maria Célia comprou


Bebel Mello Franco


Renata Fraga e o arranjo da mesa


Ruth Niskier e Alda Soares


Maria Luiza de Mendonça


Elisa Ferraz


Norma Aleixo


Lucy Sá Peixoto vai de Serra. Eu também!



Cristina Aboim e sua bolsa italiana charmosíssima


Tania Drumond estilo afro


Marise Gollo e Tania Carvalho


Lilian Allevato


Glaucia Zacharias e Rosinah Meirelles


Marisa Andrade

PETIT-POIS

. Dias 3 e 4 de novembro, no Copacabana Palace, bazar Joyeux Noel 2010 em prol da Sociedade Providência. Dom Cipriano Chagas, OSB, convida.

. Lançamento da campanha Carinho de Verdade, hoje, dia 19, no Cristo Redentor, com Xuxa e todos os artistas que abraçam esta causa tão séria, da exploração sexual de crianças e adolescentes.

. Segunda, dia 25, Tara Oceans no Brasil, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

. Claudio Gomes convida para coquetel de lançamento do Projeto Atitude Sustentável,
quinta, dia 21, no Shopping Leblon.