domingo, 15 de agosto de 2010

Momentos deliciosos...

A vida tem seus momentos deliciosos. Estar entre amigos, de preferência em volta de uma mesa com boa comida e boa bebida, para mim é um destes melhores momentos.
Domingo, almocei em casa de Harilda e Gérard Larragoiti, almoço pequeno, só eles, eu, Gilda Muller e os sobrinhos dos Larragoiti, Daniel e Rafael, mas animadíssimo, como sempre. Bom papo, serviço impecável, uma mesa linda, posta com esmero pela anfitriã. Patolas de caranguejo e torradas quentinhas com creme de cebola e de alho para começar. De entrada, um consomé de alho poró. O peixe estava ótimo, com arroz de açafrão, cebolinhas carameladas e brócolis. As sobremesas, huum, de comer rezando: musse de chocolate, maçãs no vinho e na canela, sorvete. Bom vinho chileno, champagne francesa. Tem coisa melhor? Só o carinho e o saber receber como ninguém de Harilda...


Gilda, eu e Gérard


Os gêmeos Daniel e Rafael com Gérard


Três mocinhas elegantes, Harilda, eu e Gilda


Olhem que linda a mesa!

Na véspera, sábado, fui com Paulo Tasso e Érica à Feira de São Cristóvão, onde não ia há anos. Foi muito bom voltar às origens paraibanas, lembrar de meu pai, provar as delícias do nordeste: a carne de sol com macaxeira, baião de dois, farofa de banana e uma imperdível manteiga de garrafa, caldinho de sururu. Na Estação Baião de Dois, com cangaceiros nos servindo. Toni Tornado também estava lá. No Mandacaru, em frente, o candidato Minc almoçava com grupo enorme. Passeamos por todas as ruelas, ouvindo xaxado, forró, repentes, entrando nas lojinhas com coisas nordestinas. De sobremesa, comemos uma tapioca com doce de leite, deliciosa, na barraca Guarabira, que eu recomendo. Ainda trouxe para casa um gostinho de Nordeste: queijo de coalho, que vou degustar fritinho na manteiga, todas as manhãs, no meu café.


Eu e Érica junto ao carro de boi que enfeita a Estação Baião de Dois


O garçom cangaceiro servindo nosso arrumadinho de carne de sol, enorme. Deu para os três e ainda sobrou...


Paulo, Érica e o caldinho de sururu


Em frente ao Mandacaru


Na entrada, com padinho padre Cícero

Comemoramos o aniversário de Helena Marinho, futura vovó de Sofia, com almoço no Nomangue, restaurante da Visconde de Caravelas. Já falei do restô aqui, vocês lembram? De Vaval, filho mais velho da tia Penha de Barra de Guaratiba, que abriu filial de seu Nomangue da Barra e já é um sucesso. Especialidade, claro, as delícias do mar. Começamos com pastel de camarão ótimo e seguimos com uma muqueca de camarão acompanhada de uma farofinha que é uma coisa! E ainda curtimos o bom papo e as histórias de Vaval, que sentou à nossa mesa para nos contar, entre outras coisas, que vai estabelecer 10% de desconto na conta de quem for de táxi. Aguardem...


Helena, Idu, Vavau, Tania e eu

Quarta, reinaugurou o restaurante Bella Blù na Siqueira Campos, totalmente reformado e disposto a retomar seu lugar na gastronomia carioca, dos tempos de Ibrahim Sued, frequentador assíduo, em que Paulo Vassalo era o proprietário e Copacabana o centro da boemia no Rio. Alessandra Amaral fez a viplist e vi por lá, entre outros, Paulinho Muller, Alice Tamborindeguy mãe e filha, Waleska Carvalho, Fátima Martins, Ricardo Rique com Isadora Ribeiro, reaparecendo depois da viuvez, Pedrinho Aguinaga, que contava histórias da época áurea do restaurante, que promete abrir filial agora em Ipanema. A pizza estava fininha, crocante e gostosa. Mas a casa tem outros quitutes e vai funcionar como quilo de qualidade.


Daniel Azulay, eu e Giovanna Lins fotografados por Franklin Toscano

Um comentário:

  1. Olá Sylvia, fico feliz em saber que pude atendelá bem, esperamos você e sua familia novamente em nosso restaurante.Abraços.
    Renato "Garçon canguaceiro Estação Baiao de Dois"

    ResponderExcluir