quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As novas flores de Sergio Allevato

Sempre admirei o trabalho de Sergio Allevato, um pintor de aquarelas que retratam a flora, no estilo da arte botânica de Margaret Mee. Mas nesta exposição que está na Galeria Artur Fidalgo, Sergio inovou. Mimetizou, em partes da anatomia das plantas, personagens infantis, da Disney, Hanna Barbera, etc: orelhas do Mickey se confundem com sementes de magnólia, o fruto de planta japonesa é a cabeça da Hello Kitty, os pistilos de uma bromélia formam o Zé Carioca, sua namorada Rosinha e os sobrinhos. A série, batizada de Atlas Botânico, tem um toque sensual: em um dos trabalhos, o Pinóquio excitado é o androceu da amaryllis. O trabalho exigiu do artista uma grande pesquisa da botânica e da nacionalidade ou afinidade territorial dos personagens de desenhos animados com as plantas. O resultado, muito interessante, você pode conferir até 4 de setembro na galeria Artur Fidalgo, na Siqueira Campos. As fotos da expo são de Odir Almeida, Armando Araújo e minhas.


Renata Fadel, Luiz Felipe e Isabela Francisco


Sylvia Martins, Sydney Pereira e Lourdes Lemos de Moraes


Sergio Allevato e a juíza Maria Vitória


Eu, Lucy Sá Peixoto e Amaryllis Viana


Margareth Padilha, Vera Londres, Monica Farias, Angela Fragoso Pires e Célia Moraes


Cynthia Tostes Fidalgo


Lucília Lopes


Daniela Fiszpan

PETIT-POIS

. Dia 17, na Livraria da Travessa de Ipanema, lançamento do livro História da moda no Brasil, de Gilda Chataignier com ilustrações de Antonio Pereira da Silva.

. Luiza Ramalho manda convite para a expo Aos ventos que virão, comemorativa dos 50 anos de Brasília e dos artistas que ali construíram suas obras - como Luiza - no Espaço Cultural Contemporâneo, organizada pela Fundação Athos.

. Ignez Ferraz e Aída Boal expõem a Poética do Design num loft no Morar Mais por Menos, a partir do dia 10. Vou conferir...

. A Academia Brasileira de Letras, na série que analisa a relação da letra e a música popular brasileira, programou para esta terça-feira, às 17h, a palestra Noel Rosa, o letrista, com o pesquisador e cantor José Antonio Nonato. O evento será realizado no Auditório Raymundo Magalhães Júnior, da Academia Brasileira de Letras, com entrada franca...

. Yara Figueiredo mostra sua nova coleção de joias Refletindo-nos, na Rainha Guilhermina, dia 11.

. No mesmo dia, a reinauguração do restaurante Bella Blù, na Siqueira Campos, com o DJ Kahl nas carrapetas e viplist de Alessandra Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário