sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As mulheres no poder

Alice Tamborindeguy tomou posse como presidente da BPW Rio - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Rio - em concorrida cerimônia no salão nobre da Assembléia Legislativa, da qual fez parte durante muitos anos. No seu discurso, falou da mãe, guerreira, empresária por herança do pai, citou Fernando Pessoa e Madre Teresa de Calcutá, e se desculpou pelo calor, que obrigou muitas mulheres a abanarem seus leques. Na plateia, Bia Rique, Ralson de Thuin, Isabelita dos Patins disfarçada de Jorge e contando que este ano passa o carnaval de Juiz de Fora e adjacências, as embaixatrizes Michelle Corrêa da Costa e Julia Gibson Barbosa, Kate Lyra, o ex-deputado Marcio Fortes - Celinha entregava o cargo a Alice, mas continua no conselho.


A presidente Alice com a filha Nicole Tamborindeguy Rocha, da comissão Jovem Empresária


Ilka Bambirra, Edyala Santo Domingo e a conselheira Vera Valeska


Diana Vianna, 2a vice-presidente, com Isabela Francisco, responsável pela comissão de cultura, e Leiloca


Jorge Salomão e Narcisa, responsável pela comissão de Comunicação


A primeira vice-presidente, Glorisabel Thompson-Flores, Alicinha Silveira, Marco Rodrigues e Vera Valeska


Pedro Henrique de Souza e Edyala Santo Domingo


Fátima Martins e Lourdes Lemos de Moraes


Maria Aparecida Faria, Bertha Mendes de Souza e Maria Inês Nogueira


Vera Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional


Luis Paulo e eu


Claude Amaral Peixoto

. Charlotte de Rothschild, soprano, sobrinha de Leopold de Rothschild, grande sponsor de encontros musicais na Inglaterra, mandou e-mail para Sérgio Costa e Silva, do Música no Museu, dizendo de seu interesse em participar da programação, no Rio ou em Minas Gerais. Amiga de longa data de Marcia Litchfield, foi por sugestão dela que chegou a Sérgio, que imediatamente respondeu de seu interesse em recebê-la, em maio, no mês das harpas, ou em julho, no mês da voz. É o Música no Museu fazendo sucesso além fronteiras...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os bons tempos voltaram...


Rawlson e Vanja


Vera e Pellino (foto Armando Araújo)


Cristiana Medeiros, Carlos Eduardo e Vanja Chermont de Britto (foto Armando Araújo)


Os painéis na entrada



Silvia Bandeira e Noelza Guimarães

Catito Perez tanto fez que conseguiu. Abrir o La Boite no prédio lindo que abrigou por tantos anos o Le Bec Fin,ali na Praça do Lido. No primeiro dia - a inauguração teve que ser dividida em quatro dias (hoje e amanhã tem mais), porque o espaço não é grande e os convidados muitos - ele chamou todos os moradores do prédio famoso. Quatro atenderam ao convite.
Do lado de fora, painéís com fotos do Rio antigo. O doorman de cartola, muito chic. Do lado de dentro, décor em tons de terra de Gilles Jacquard com imensos espelhos redondos, que permitem você ver tudo o que acontece na boite, mesmo de costas, e grande painel de fotos dos antigos frequentadores. E escotilhas com cariaturas assinadas por Chico Caruso de outros habitués famosos, entre eles Ibrahim Sued, Danuza Leão, Maneco Muller, Zózimo...
Muitos homens, inclusive o anfitrião, escolheram o summer, tão de acordo com o calor carioca. Mas o ar refrigerado estava a mil. O DJ, no seu aquário, tocando músicas dos bons tempos e a pista enchendo. Chandon e uísque rolando com canapés de salmon e carpaccio. Ana Maria Tornaghi recebendo os vips e Ivonne Kassu a press. A filha de Catito, linda, ajudando o pai, felicíssimo, a dar atenção a todos os convidados.
Na noite de terça, estavam lá, entre muitos, três cirurgiões plásticos, Paulinho Muller, Rawlson de Thuin e Edmar Fontoura com sua Katia Spolavori, de calças de pailletés e grande colar com turquesas. Vera Loyola vestia um Oscae de la Renta, curtinho, preto com babados, ao lado de Pellino. Teresa Quattroni, toda de vermelho, com Luis e casal de primos recém chegados do Peru. Gracinda Garcez, das mais animadas. Cristiana Medeiros, toda de dourado. Silvia Bandeira chegou com a filha, Melina, cópia exata dela. Noelza Guimarães, em prata e preto. Gilles Jacquard fazia as honras da casa. Os Chermont de Britto, Vanja e , dançaram sem parar.
Os saudosistas - todos nós - lembravam dos bons tempos de Bateau, Jirau, Zum-Zum, Privé, Régine's, Hippo. Na porta, o lembrete: para maiores de 40 anos. O importante é, como diz o convite, muito elegante, em dourado e vermelho com detalhes pretos, é que a inesquecível noite do Rio de Janeiro está de volta. Tomara...


Testemunha ocular da história


Kassu e o painel de fotos


Tornaghi e a caricatura de Maneco por Chico


Edmar e Katia


A filhas, de Silvia e Catito, lindas


Ana Maria, Gracinda e Cristiana

O Rio de Janeiro continua sendo...

Foi um jantar super simpático, pequeno, em torno do pessoal da revista L'Officiel que estava no Rio, de passagem para São Paulo, Tiradentes e Ouro Preto. Em casa de Bruno Chateaubriand e André Ramos, na Gávea. O prosecco, gelado e rosé. A comida, deliciosa. E a conversa inteligente. Os sorrisos dizem tudo. Confiram...








A tarde eu tinha passado em São Conrado. Passeando pelo Fashion Mall, conferindo as novidades - achei um luxo a kombi toda pintada e florida da Farm - e depois fazendo entrevista com Ângela Frota, a arquiteta, que tem escritório no prédio logo em frente, para a revista da Way Design. Ângela está em meio a um projeto maravilhoso, de spa no Pantanal, do Sesc-Senac, encomendado por Antonio Oliveira Santos, o marido da Graça. No mesmo local onde já existe o hotel, maravilhoso, a uma hora de voo de Cuiabá. Nas fotos, a equipe de Ângela, só de mulheres, competentes e lindas, e ela em frente ao projeto.




Outro dia, fui finalmente almoçar no Ícaro, o restaurante de Niterói que abriu no Rio Sul, com minha irmã. A comida é ótima e variada - você pode escolher a la carte, buffet ou quilo -, o atendimento delicado e o espaço bem agradável.


Um programa imperdível e bem carioca: ir ao cinema na Lagoa, com aquele visual todo. Aberto no Estádio de Remo, depois de 15 anos de polêmicas, o Cinépolis Lagoon tem 6 salas confortáveis, 352 vagas - o estacionamento, por enquanto, é de graça! - e um café com mesas e cadeiras simpática para sentar, conversar, curtir e comer. Por enquanto, ainda funcionando precariamente, mas com muito futuro... Fui num dia especialmente lindo e azul. Ver uma comédia - De pernas pro ar - e depois esticamos comendo e bebendo no Árabe da Lagoa. Tem coisa melhor?...

Falando em programa carioca, os artistas plásticos Carlos e Guilherme Vergara, Angelo Venosa, Luis Zerbini, o curador do MAM, Luiz Camillo Osório, e os cineastas Murilo Salles e Neville D'Almeida foram alguns dos artistas que participaram do primeiro Encontro de Botequim, regado a quitutes da Academia da Cachaça (bolinhas de queijo, bolinhos de bacalhau, sanduichinhos de carne-seca...), que a Mul.ti.plo Espaço Arte organizou anteontem no Leblon. "A idéia é promover uma noite de bate-papo sobre arte, a cada dois meses ", explica Cristina Magalhães Pinto, sócia da Galeria.

Enquanto isto, a Casa Julieta de Serpa resgata a obra de nossos maiores compositores no seu J.Club, no projeto Resgate 2011. Amanhã, dia 28, tem Rosana Sabença e Paulo Midosi Trio resgatando apenasmente Tom Jobim às 22h. Couvert, R$ 40.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nel blu dipinto di blu...


Praia da Tartaruga


A lua cheia na Rua das Pedras


Praia dos Ossos


Paulinho da batida de coco com Brigitta, do restaurante famoso da Rua das Pedras


Maria Silvia, eu, Tania e Jane só na batidinha de coco


A Praia do Forno


O navio iluminado

Foi um feriado azul, azul da cor do mar, azul da cor do céu de Búzios. Me fez lembrar a música de Domenico Modugno. Dias lindos, noites estreladas, de lua cheia. Muito calor, mas aquela brisa gostosa. Rua das Pedras e Orla Bardot lotadas. Cada dia numa praia diferente. Geribá, água fria. Tartaruga, morninha e tranquila. Ossos, banho gostoso, com peixinhos nadando em volta e a caipiroska de coco do Paulinho com pastel de camarão, delícia. Praia do Forno, aquele visual lindo.


O almoço na varanda de Jean-Paul e Maria Silvia


Eu e a escultura que veio de Porto de Galinhas


A coleção de cestas francesas de Maria Silvia

A hospedagem, em casa de Maria Silvia e Jean-Paul, sempre uma gostosura e cada vez mais 6 estrelas.





Não faltaram as comprinhas nem conhecer novos restaurantes. Desta vez, fomos ao Salt, inaugurado na véspera, numa casa antiga, a Casa da Sereia, toda reformada. Com bar aberto para a rua, mesinhas na calçada da Orla Bardot. O restaurante é do chef Ricardo Ferreira e a cozinha contemporânea. Os pratos, muito bem arrumados, lembrando quadros. Nas fotos, o filé au poivre com batatas noisettes e o cheese cake.


Depois, fomos conhecer o centro de diversão para crianças e adolescentes montado pela Veja e a Coca-Cola, muito interessante.
Batemos o ponto nas empanadas, na rua de trás. A novidade, de carne condimentada, foi aprovada e ainda completamos com a de goiabada com queijo, hummm!


Já escolhemos o próximo restaurante a ser testado: a Pizzaria Peixe Vivo, recém transferida para uma casa antiga, na beira do mar, com vista linda, no final da Orla Bardot.
Fomos e voltamos nos novos ônibus da 1001, com ar refrigerado perfeito, sem engarrafamento, o que é uma bênção. Tudo azul...