quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rio à moda do inverno









Rio maravilhoso e olímpico foi o tema do Fashion Rio, que desta vez ocupou uma área maior do cais do Porto, do armazém dois ao seis. Uma exposição com 50 retratos feitos por Gabriel Mendes, filho dos fotógrafos Isabel Garcia e Frederico Mendes, do concierge de hotel ao político e ao atleta, simbolizava o esforço necessário para se realizar uma olimpíada. O evento participou também do projeto do filme Rio, eu te amo, do produtor francês Emannuel Benbihy, terceira produção da série Cities of Love, que começou em 2006 com o filme Paris, je t’aime e continuou com New York, I love you. O projeto, que espalhou várias cabines interativas pela cidade, instalou uma também no Fashion Rio, onde qualquer pessoa podia entrar e gravar uma declaração de amor à cidade. Que tem entre seus apaixonados admiradores gente como Glorinha Kalil, Narcisa Tamborindeguy ai que loucura, manequins cheias de charme, Angela e Tininha Falcão, Heckel Verri, Ana Cristina Reis, Maxime Perelmuter, Miele e Anita.



No domingo, fui literalmente correndo ver o desfile de Mara Mac. Cheguei no último minuto, com Selma Guedes e Ligia Azevedo, e fomos sentando nas cadeiras que sobravam. Valeu a correria. O desfile, como sempre impecável, inspirado nos mares revoltos do Hemisfério Norte, mostrou mulheres elegantes, com cabelos em coque banana com rabos soltos atrás, topetes bem armados, vestindo saias longas e volumosas em marinho com camisas laranjas, tom que se repetia misturado aos cáquis em vestidos tipo capa abertos sobre bermudas. Nos pés, sapatos altos, abotinados, com meias grossas, opacas. Anoraks de náilon para proteger do vento do mar. Listras navies, golas avulsas, de malha, fartas, aquecendo o pescoço. O vermelho-cereja, o cinza-gelo, as estampas de mar revolto em vestidos leves, soltos, com bainhas blousantes. Muita legging. Os macacões, uma constante. Nos detalhes, drapeados ligeiros e abotoamento à marinheira nos casacos curtos com capuz. Na primeira fila, Lília Cabral, que veste Mara na novela Viver a vida, Bia Seidl, Ana Botafogo, Marília Pêra (foto), Letícia Sabatella, Billy Blanco, Alda Soares e Bia Rique (foto).


Sandrinha (Aparecida Petrowky) e Edith (Lica Oliveira,na foto acima), filha e mãe em Viver a vida, sentaram na primeira fila da Cavendish para ver uma coleção leve, romântica, jovem, cheia de babados, frufrus, plissados, laços, bordados de pailletés sob organzas, em brilhos sutis, tons de rosa e verde, inspirada nas catadoras de chá. A flor ia da cintura aos cabelos. O tecido metalizado apareceu em saias e blusas. Chapéus, meias escuras e sapatos abotinados ou com detalhes de laços em glitter, lã e veludo complementavam a moda cheia de detalhes. Lélia Gonçalves Maia amou!









Na segunda, amanheci na Julieta de Serpa para ver a Sta.Ephigenia de Luciano Canale passar uma moda austera inspirada na vida dos Muckers, imigrantes alemães que lutaram para viver da religião e da terra no século 19, no interior do Rio Grande do Sul. Muito branco, cinza e preto para compor uma moda cheia de assimetria, com detalhes de cadeados, chaves, xícaras e rosas penduradas nos abotoamentos, nos colares. Bolsas de parteira, lembrando o trabalho destas mulheres muckers. A alfaiataria enfatizando o estilo unissex. Muita geometria, superposição, recortes nos casacos, pregas largas, formando como aventais, nos quadris. Camisas de organza com estampas miúdas. Detalhes em cores cítricas, rosa e verde, e outros bordados, como na blusa de veludo preta com bordados só nas costas. Sapatos de salto baixo, de madeira, amarrados e confortáveis, alguns em lurex. Nas fotos, a moda de Luciano, Vania Badin, Lucília Lopes, Anna Sillos, Lélia Gonçalves Maia, Renata Fraga, Katia Spolavori, Marcia Veríssimo e Tereza Quattroni, Gustavo Gonçalves e Tania Caldas, a super assessora da grife, Pedro e Thereza Duarte, da TNT,Ruth Niskier e Carmen Vieira e Sebastião Marinho e eu. O desfile foi parte do Fashion Business, de Eloísa Simão, que bombou na Marina da Glória.



O Pier bombou de celebs e socialites na segunda. Fátima Martins (foto), Marco Rodrigues, Vera Loyola, Alicinha Silveira, Sonia Simonsen, Milena Peltier, Cissa Guimarães, Luiza Brunet, Léa Nigri, Zizi Magalhães, Alice Tamborindeguy, Madeleine Saad, Bruno Chateaubriand e André Ramos (foto) conferiram os volumes concentrados nos quadris, a saia de pied de coq, curtinha, a mistura de estampas em preto e branco, as superposições, as calças justas e mais curtas, as jaquetas com zéperes, as meias opacas da moda de Claudia Simões, que teve mais uma vez Luciano Canale à frente da direção de criação.


A banda Glass 'n' Glue deu o tom, e que tom!, para a coleção que Ana Magalhães criou para o inverno Maria Bonita Extra, inspirada no livro On the road, de Jack Kerouac. A primeira fila foi pequena para tantas celebridades: Larissa (Maísa) Maciel, Bárbara Paz (foto), Bianca Castanho, Luana Piovani. Muitos vestidinhos deliciosos, com decote coração, em veludo, brilho de pailletés prata, saias de plumas com blusas de organza, comprimento bem curto, numa leveza que contrastava com os chapéus de cowboys e sapatos Oxford com tachas. Verdes e bordeaux se misturavam aos pretos eternos e aos cinzas claros.



A TNG levou para a passarela Taís Araújo e Thiago Lacerda, Helena e Bruno de Viver a vida. A moda, bem dia a dia, se baseou nas roupas de caçadores e populações nativas do Canadá e do Alaska. Tudo muito utilitário. Formas amplas, confortáveis, muita pele - sintética, claro -, jeans, cores quentes e neutras. Nas estampas, destaque para as folhas secas das florestas e a inspirada nos totens da cultura Inuit. Cintos, sapatos e bolsas foram assinados por Fernando Pires. Yara Figueiredo, com t-shirt da Mixed com Nossa Senhora no peito, foi conferir. O quarteto eu, Christina Boller, Marilena Belaciano e Cris também (fotos).

PETIT-POIS

Resumindo o que vi:
. o verde vem com tudo
. o veludo de seda também
. o volume se concentra nos quadris - cuidado, mulher brasileira -, com drapeados, panejamentos, saias tulipa
. o comprimento é curto
. as calças são mais justas
. a legging vem com força
. as meias opacas voltam
. os sapatos são abotinados e botas, pesados, com saltos
. as ombreiras reaparecem
. os tecidos preciosos - sedas e organzas, além do veludo, dominam
. o preto continua, mas tem ao lado o marinho, o vermelho, o bordeau, o rosa, o cinza em todos os tons, especialmente o gelo
. A superposição continua
. o vestido é a estrela, mas as saias têm seu valor
. o brilho do lurex compete com o brilho dos pailletés
P.S. As fotos da moda vocês vão conferir logo, logo, no próximo blog. Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário