terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dia de Reis, noite de rainhas...

Depois de um recesso devido ao calor - está insuportável -, volto ao blog para contar as últimas, ou melhor, as primeiras do ano.
Finalmente, no apagar das luzes, fui ver a árvore da Lagoa com minha irmã, outra tradição de todos os anos. Nos sentamos no quiosque do árabe, em duas cadeiras avulsas, porque mesa vazia nem pensar!, tomamos nosso chopinho com esfiha e quibe recheado com catupiry e voltamos à infância, vibrando com cada mudança de cor e de desenho.



No dia de Reis, reuni minhas amigas em casa para brindarmos os Magos do Oriente com vinho e romã, uma superstição antiga para trazer dinheiro. Elas trouxeram suas oferendas em forma de belisquetes, empadas, esfihas, quibes, sanduichinhos de miga, canapés. Escondi num panetone da Kopenhagen vários brindes presos em fitinhas para puxarmos e tirarmos a sorte para o ano. Ia de coração - eu tirei o coração! - a dinheiro, anjo da guarda, um homem, estrela, chupeta, etc. Nos divertimos, bebemos uma garrafa de litro e meio de Chandon rosé, Tania tirou a carta do tarô do ano para cada uma de nós, enterramos as sementinhas de romã cuidadosamente guardadas na carteira durante o ano inteiro, e substituímos pelas novas, esperando as bênçãos de Baltazar, Melquior e Gaspar para 2010.


Zulu participou da festa, com gravatinha borboleta de pois e eu usei uma camiseta com a carinha dele, com a mesma gravata, que comprei na minha maravilhosa feirinha da General Glicério de todos os sábados.
Na sexta, finalmente me encontrei com Múcia Juliano e Ignez Ferraz para comemorarmos o aniversário de Ignez, que foi dia 20 de dezembro - mulheres ocupadas estão sempre comemorando atrasadas! - e o novo ano. Ignez segue dia 18 de fevereiro para Nova York, para esperar a chegada do primeiro netinho e está toda feliz participando da diretoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil, cheia de planos. Fomos almoçar no Expand, onde comemorei meu aniversário ano passado. Estava tudo uma delícia, como sempre. Da salada caprese - quente, nunca tinha comido, adorei! -, ao risoto de figo com presunto de Parma e ao bolinho de chocolate com castanhas. Tudo regado a bom vinho chileno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário