terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ai que calor, ooor, ooor!

Mais um Fashion Rio. E este ano foram tantas coisas que passei batida pelo credenciamento. Quando vi, já tinha sido encerrado. Decidi que não iria. Mas aí recebi um telefone da MaraMac me convidando para seu desfile, que eu sempre adoro, um convite de Tania Caldas para ver a coleção da Sta.Ephigenia, na Julieta de Serpa, e um e-mail gracinha da Thereza Duarte dizendo que estava com os convites das grifes assessoradas por ela para mim. Foi irresistível!
Eu sempre gostei de moda. De estar antenada com as tendências, mesmo que na maioria das vezes eu nem siga. É uma fascinação desde menina, nas brincadeiras de roupinhas de boneca, depois inventando minhas roupas à minha moda para as costureiras. Tive até uma confecção, a Invista-se, com Iduína e Tania. Volta e meia trabalhei, como jornalista, lidando com a moda. E nunca me libertei totalmente deste prazer. Por isto, cobrir o Fashion Rio, como fiz tantas vezes, nunca foi uma obrigação. Foi uma paixão.






Gosto de reencontrar os amigos e conhecidos a cada edição (nas fotos, Martelli e Cora, Julinho Rego, Claudia Duarte, Swains, Chris Pitanguy - como falam no celular!). Daquela festa dos lounges, do movimento dos corredores e principalmente de ver a moda passar.
Desembarquei no Pier da Praça Mauá no sábado, com Ligia Azevedo. Zarpamos com destino ao desfile da Cantão. A despedida de Yamê Reis da grife foi com uma viagem a Istambul. Ela, que é uma craque nas estampas e nas misturas de cores, se inspirou nos tecidos antigos, nas tapeçarias milenares, nos ricos bordados, no colorido dos bazares turcos. Toques de dourado cintilam nas tachinhas, correntes, nos fios de lurex. Vestidos e blusas ganham ombros estruturados. Estampas se misturam com listras e com o xadrez. Nos pés, botas masculinas com canos curtos e solados de borracha. As bolsas são a tiracolo ou em forma de mochilas feitas de tear. Nas cores, o verde é o novo preto. O dourado, o vermelho, o azul, o amarelo e o cáqui completam a cartela. Nos tecidos, veludo de seda, musseline, algodão e viscose. Aqui e ali, brilhos de pailletés. O cáqui e tricôs preciosos fazem o contraponto ao brilho. Nos cabelos longos e soltos, lenços amarrados à moda turca. O que mais gostei: das misturas de cores, estampas, brilho e fosco. Adorei os vestidinhos de veludo de seda vermelhos.



Visitamos praticamente todos os lounges. No JB, a simpatia de Ana Maria Tornaghi, chocolates deliciosos de Ana Foster e a bolsa de lona estampada com flores da Soulier, com direito a um caderninha lindo e superprático, de brinde (Ligia e a bolsa). Em O Globo, fomos recebidas pelo meu querido Thiago Monteiro e Elzinha Barroso (na foto com Michael e Luiza). O lounge, decorado por Lia Siqueira com flores de Tininha Falcão, está um charme. E o prosecco geladinho rola... A bolsa, da Uncle K, fez sucesso. A Elle se uniu a Estilo num lounge cheio de gente bonita, a turma de manequins de Sergio Mattos, recrutada por Guiga Soares. Na Marie Claire, as delícias do chef Écio. No Sebrae, caipirinhas e pinacoladas feitas na hora.





No Sesi, Senai, Sistema Firjan, conferimos o lançamento do livro de Gilson Martins, Viajando no Design, que ainda veio enrolado para presente, uma capanga supercharmosa do Gilson. Lá, Alicinha Silveira, eu e Gilson, Marininha Felfeli e Elda Priami, o cônsul do Panamá, Jairo Quintero Arce, Diana Vianna e Antonio Claudio Assumpção.


O visual dos navios ancorados não podia ser mais lindo, mas o calor, ai, estava de matar. Nem as salas de desfile, nem os lounges, nada resistiu. Nem as ventarolas distribuídas na entrada resolveram. A moda carioca precisa e merece de novos ares... refrigerados! Urgente...
No mais, tudo continua como dantes. Os desfiles atrasando pelo menos meia hora, as pessoas roubando os brindes dos jornalistas nas cadeiras, a briga pela primeira fila, só que a população de paulistas aumentou consideravelmente e eles eram facilmente reconhecidos pelas mangas compridas.
Outra coisa: fim-de-semana, com calor e muito sol, definitivamente desfile não é a praia do carioca. Os famosos começaram a aparecer na segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário