segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Setembro, mês das artes e do design no Rio

. Setembro é o mês das artes e do design no Rio. Aqui, uma agenda com a programação VIP que acontece em paralelo às feiras entre os dias 1 e 13.

. Terça, 1, no Fashion Mall: Abertura da exposição da TOG All Creators Together. Quinta, 3, no Espaço Cultural Saddock de Sá : Abertura da exposição Traços, por Flavio Franco. Terça, 8, no Museu de Arte do Rio – MAR: Visita guiada à exposição Tarsila e Mulheres Modernas no Rio. No Espaço Oi Futuro Flamengo: Visita guiada à exposição Quase Aqui, de Daniel Senise e visita guiada ao site specific de Maria Lynch. Ainda dia 8, abertura do Jardim de Arte Pública Bradesco ArtRio com curadoria de Isabel Portella apresentando obras de 15 artistas brasileiros no Jardim do Museu de República.  E, na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro: Abertura da Exposição Light my Fire, de Alê Jordão. Na Anita Schwartz Galeria de Arte: Abertura da exposição individual de Wanda Pimentel. No Parque Lage: Abertura da exposição Quarta-feira de cinzas, com curadoria de Luisa Duarte. Quarta-feira, 9, ArtRio & IDA Preview: Abertura exclusiva para os convidados VIPs. No Planetário da Gávea: Exibição da videoarte Cine Dreams: Future Cinema of the Mind, de Stan VanDerBeek.


. Também em setembro, entre os dias 5 e 11, o Rio recebe a TRIO Bienal, sua primeira bienal internacional de arte contemporânea, com obras de 160 artistas de 44 países, curadoria de Marcus de Lontra e produção executiva de Alexandre Murucci, exibidas em onze principais centros e museus da cidade, com obras de artistas como Marina Abramovic, Vik Muniz,  Los Carpinteros, Anna Bella Geiger, Daniel Buren, entre muitos outros. Todas as obras abordarão o tridimensional – escultura, instalações, objetos – assim como, em todos os seus campos ampliados – pintura, fotografia, performance, vídeo e outros suportes enquanto investigação tridimensional –  além de pontuações históricas de apoio sobre o tema curatorial: Quem foi que disse que não existe amanhã ?, verso de letra de uma música do rapper Marcelo D2, pinçada num momento de incertezas e crise, tanto no Brasil quanto no mundo, sintetizando a persistência do caráter projetual e utópico da arte, que sobrevive, mesmo no terreno movediço do pensamento contemporâneo. A cerimônia oficial de abertura vai ser dia 5, sábado, na Esplanada da Torre Oscar Niemeyer, com o apoio da FVG e do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais, onde será inaugurada a exposição Celebrando Franz Weissmann, um dos maiores nomes da escultura brasileira e do Movimento Neoconcreto em todo o mundo, com suas obras de grande escala no terraço do complexo. A TRIO Bienal faz parte das comemorações dos 450 anos do Rio, um novo e importante empreendimento artístico que passa a integrar o calendário oficial da cidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário