terça-feira, 11 de março de 2014

Paris - para matar as saudades 1

Voilà, chegamos a Paris, eu, minha irmã Sylce e minhas amigas Tania e Flavia, com frio - 7 graus centígrados - e chuva, e fomos logo brindadas pela Torre Eiffel iluminada e piscando!
Abrindo a janela de nosso hotel, na Victor Hugo, víamos o Arco do Triunfo. Meu coração bateu mais forte. Lembrei da primeira vez que vi Paris, quando tinha 17 anos, chegando de Londres, por baixo da terra e sai do metrô e dei de cara com o Arco iluminado. Tive vontade de me ajoelhar, beijar o chão e chorar...
Já era tarde, mas deixamos as malas no hotel e fomos caminhar nos Champs Elysées
No caminho, nos encantamos com as pâtisseries. Tudo lindo! Que vontade de experimentar...
Procuramos um restaurante aberto e nos sentados no Touring, pedimos um vinho com tábua de queijos para começar a entrar no clima parisiense. Depois, sopa de cebola e crepe monsieur e crepe madame para esquentar. A alegria de Sylce e Tania
Eu e Flavia
Na volta, não resistimos a esta lojinha de frutas. Compramos cerejas - enormes e superdoces - para ir comendo no caminho para o hotel. Senti saudades e lembrei do meu neto Rafael, que ama cerejas. Queria que ele experimentasse essas. Ia adorar!
Os berries todos, nem sei quais, nem quantos...
No dia seguinte, acordamos com disposição para caminhar para o outro lado do Champs Elysées, até o Louvre. Eu, Sylce, Tania
Flavinha e seu laptop inseperável
Mas o frio e a chuva nos obrigaram a parar a caminhada e pegamos um ônibus desses que fazem todo o circuito da cidade. Primeira parada: Les Invalides, para cumprimentar a paixão de todas, especialmente da Sylce: Napoleão Bonaparte. Não me canso de olhar a cúpula dourada
O túmulo poderoso, de pedra, do imperador dos franceses
Eu e Napoleão
Segunda parada: Torre Eiffel
Uma entrada nas Galeries Lafayette para apreciar sua cúpula de vidro e algumas comprinhas, claro
De parada em parada, chegamos ao Louvre. Tania, Sylce e eu clicadas por Flavia
Como sempre, cumprimentamos a Mona Lisa e depois a Vênus de Millus, nós e um mundo de gente, especialmente japoneses e chineses, que fazem filas nas portas de Chanel e outras grifes poderosas
O esplendor do apartamento de Napoleão III é de cair o queixo. Lembra Versailles
Do lado de  fora, já com sol, em frente à pirâmide
Uma parada nas Tuilleries para apreciar o lago e toda aquela beleza. Tania...
Flavia
Eu e o pôr do sol
O Arco do Triunfo do Carrossel e Tania
Caminhamos muito para encontrar o restaurante Le Soufflé, onde como todas as vezes que vou a Paris por que adoro! A Rue du Mont Thabor é pequena, escondida, perto da estátua dourada da Joana D'Arc e da Rue de Rivoli com suas lojinhas cheias de lembranças de viagem
Nós quatro e nossos suflês acompanhados de bom vinho
O de queijo, meu favorito. Essa foto é em homenagem a minha sobrinha Cristina, que também adora
De sobremesa, suflê de chocolate, para dormir sonhando com os anjos










Nenhum comentário:

Postar um comentário