quarta-feira, 30 de março de 2011

PETIT-POIS

. Luiziane, minha co-sogra, fez aniversário em pleno carnaval e agora está comemorando com almoços para pequenos grupos. Hoje, foi o nosso: eu, Sylce, Cristina, Beth, mais Ana Maria, a prima de Luiziane, e sua tia Francis. O menu estava delicioso: uma salada com manga, uma massa de comer rezando que a filha Heloísa trouxe de São Paulo, e um risoto ao funghi, obra da prata da casa Ana. De sobremesa, uma mousse de chocolate branco e preto e torta de limão, que eu adoro. Acompanhados por bom vinho tinto. Relembramos a viagem que fizemos juntas, ao Leste Europeu, e rimos muito. O tempo passou rápido e gostoso. Ana Maria contou que vai ser vovó de gêmeos
Tia Francis, eu, Cristina, Luiziane, Beth e Sylce


O capricho da mesa


. Mestre Luiz Garrido lançou seu livro Retratos na Travessa do Shopping Leblon, terça. Fotos de Murillo Tinoco.

Garrido e Nana Moraes, encontro de talentos


Milton Gugan, Garrido e Rogéria

. André Ramos e Bruno Chateaubriand levam amanhã grupo para conhecer novo espaço de festas. A caravana sai da casa deles, na Gávea. Depois eu conto.


. A Mr.Cat comemora 30 anos lançando sua coleção de inverno Fábrica dos Sonhos com coquetel hoje no Shopping Leblon, Gávea, Fashion Mall, Rio Design Barra e Barra Shopping. Amanhã, nas lojas do Rio Sul, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Tijuca e Icaraí.


. Sábado é dia de Feira do Rio Antigo, na Rua do Lavradio, Lapa.

. Glorisabel Thompson-Flores convida para saborear as especialidades dos melhores restaurantes do Rio, degustar bons vinhos e caipirinhas e apreciar a vista maravilhosa do Clube Federal, no Alto Leblon, no evento Taste of Rio, tudo isto dando apoio à instituições beneficentes da cidade. Sexta-feira, 20 de maio. Venda de ingressos tasteofrio@incrio.org.br


. Dia 6, lançamento da coleção outono-inverno da Santa Ephigenia, no atelier da Dias Ferreira.


. Bianca Marques mostra seu inverno dia 14 no lindo atelier da Redentor, com DJ Camarano e DJ Scarlet animando a festa.


. Lançamento da coleção Showgirls, de Vitor Dzenk, dia 5, na Anibal de Mendonça. Regina Lundgren convida.


. Também dia 5, no Shopping Leblon, lançamento outono-inverno Marcia Lebelson com coquetel e pocket-show de Ed Motta.


. A temporada de lançamentos de inverno continua dia 12, com as joias da Odara e os biquínis da Brigie. Na Odara, o must são broches e colares que lembram gravatas, com fechamento regulável, podendo ser ajustados mais perto do pescoço ou mais folgados. Na Brigie, a novidade são macacões, camisas de seda, t-shirts, casacos de tricô, bolsas e sandálias, que agora dividem as araras com a linha praia.


. Dia 12, na Nuth, festa para comemorar os 11 anos como DJ de Bernard de Castejá. Vai bombar!


. Dia 7, Vanessa Robert abre sua primeira loja, na Visconde de Pirajá, com o mesmo ambiente acolhedor e cheio de charme de seu antigo atelier.


. Marcella Virzi está se mudando do espaço físico, no Leblon, para desenvolver um novo e grande projeto, incorporando num mesmo canal web, moda, música, arte, fotografia, cinema e um novo conceito de loja virtual. Marcella continua atendendo seus clientes by appointment.


. O magnífico reitor da Universidade Federal Fluminense, professor Roberto de Sousa Salles, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, e o diretor da Editora da UFF, professor Mauro Romero Leal Passos, convidam para a reabertura da Livraria Icaraí, dia 11, ás 17h.

terça-feira, 29 de março de 2011

Tereza informa: amiga faz bem pra saúde

Tereza Barros Franco abriu a casa da Iposeira para happy hour comemorando seu aniversário. Na entrada, em meio às árvores, um gostoso lounge e um delicioso bar de caipirinhas de todas as frutas davam as boas vindas. Na mesa, outro jardim, um verdadeiro canteiro de flores brancas e verdes com docinhos de nozes, suspiros recheados de ovos, olhos de sogra com tâmaras, brigadeiros feitos por Lidia, em meio a vasos com rosas e velas brancas. No centro, o bolo, também em branco e verde, florido, obra de arte de Eliane Sampaio. Antes dos parabéns, que Tereza dividiu com todas as aniversariantes de março, ela falou da importância da amizade para a saúde das mulheres, verdade baseada em estudos médicos recentes. Uma Ave Maria rezada em conjunto foi o agradecimento por tantas amigas e tantas outras bênçãos. Batatinhas com caviar, lentilha com tofu defumado, arroz negro e escondidinho de carne seca em miniporções, do bufê Claudia e Márcia, regados a prosecco supergelado, fizeram a tarde mais saborosa. O jardim das doces delícias
A perfeição do bolo
O bar de caipirinhas
O discurso de Tereza
A aniversariante e eu
Lúcia Grossi
Helena Taunay
Renata Fraga
Katia Spolavori
Carmen Emília
Marcia Veríssimo
Amância Utrabo, Berthe Leitão da Cunha, Angela Alhante e Tania Drummond
Frederika Bastian Pinto
Gabriela Itagiba e Sonia Simonsen
Monica Faria e Paula Paes
Marise Gollo
Ísis Penido

segunda-feira, 28 de março de 2011

PETIT-POIS

. Sergio Carvalhal , dono da Rajasthan, recebe para coquetel no seu apê de Ipanema, quinta, dia 31.

. Monique Benoliel comemorou 50 anos com big festa no MAM, e, claro, quitutes maravilhosos assinados por ela. Na foto de Murillo Tinoco, Monique e Flávia Alessandra.

. Não percam o filme canadense Incêndios, que foi candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Não sei por que não ganhou. Há muito tempo não via um filme tão bom. É surpreendente. Não conto mais para não perder a graça.


. Maria Manuela recebe dia 30 com quitutes e champagne no atelier da Dias Ferreira para lançar sua coleção de outono-inverno. Muitas camisas, marca registrada da grife, estampas exclusivas da artista plástica Ana Castro e sapatos em cores fortes de vermelho e verde em contraste com pretos, brancos, cáquis e grafites de sua cartela.


. A Dias Ferreira vai ferver. No mesmo dia, a Jour e a Conceito Multimarcas fazem uma Tarde de Lulus, com seu preview de inverno. Duas blogueiras - a Tati Canto do I love shoes e a Bebel Schmidt do Paris Fashion Mag - e uma maquiladora, a Érica Monteiro, da 1500 Brasil, vão dar dicas de estilo e maquilagem.

sábado, 26 de março de 2011

O Centro das minhas atenções

Quando criança, gostava de ir ao Centro com minha mãe, ao cabeleireiro, às compras e depois ao lanche na Colombo. Cresci e o Centro se tornou para mim meio assustador. Me sentia perdida nele. Até que fui trabalhar na Rio Branco, no Jornal do Brasil. E me apaixonei. Redescobri suas construções, lindas, antigas, seus tesouros escondidos em cada canto, que, curiosa, vasculhava na hora do almoço. Relembrei como era gostoso comer delícias árabes no Cedro do Líbano e comprar coisas boas, bonitas e baratas no Saara. Às vezes, à tarde, dava uma fugidinha e ia comer um doce na Pavelka, na Colombo - não tem confeitaria mais bonita no mundo! - ou na minha preferida, a Cavê. Quantas vezes deixei de almoçar para ver uma expo no CCBB, no Centro Cultural dos Correios ou na Casa França-Brasil. Vivia provando os bons restaurantes da rendondeza. Conferindo as novidades das lojas do Shopping Vertical, do bazar da Novamente, das livrarias. O JB saiu da Rio Branco, eu saí do JB e o Centro saiu da minha vida.
Mas de vez em quando acontece uma recaída. Esta semana, me diverti na Rua da Alfândega descobrindo detalhes para o aniversário de Rafael, meu neto, com direito a parada na Cavê para um guaraná caçulinha com doce de ovos, delícia! Parei na Granado da Primeiro de Março para comprar presente para o chá de bebê de netinha de uma amiga. Como está linda a loja! Passei pela Travessa, que luxo! E fui conferir a coleção da Cris Barros, nas lojas Riachuelo. Mas só chega dia 4 de abril. E da Stella McCartney na C&A. Comprei dois modelitos. As araras já estavam praticamente vazias! Acho o máximo esta ideia de grandes grifes criando peças exclusivas para lojas populares.
O artista plástico Antonio Pereira da Silva me convidou para sua coletiva, Cor de rosa choque, no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, na Rua Camerino, no Centro, neste sábado. Eu e Selminha Guedes resolvemos fazer um tour de arte e passar antes no Centro Cultural Banco do Brasil, para ver a expo do holandês Escher, mas foi impossível. As filas dobravam o quarteirão. E depois no Centro Cultural dos Correios, para a exposição sobre Fernando Pessoa e a coletiva a Cara do Rio da minha janela, que curtimos muito.
Quando chegamos à Rua Camerino, a casa, tombada pelo Patrimônio, foi uma agradável surpresa, daquelas que o Rio nos reserva: toda recuperada, pintada de ocre com portas e janelas verdes, tem um jardim delicioso, muros pintados como quadros que são renovados de tempos em tempos. A exposição, ideia de Marilou Winagrad, genial, cheia de originalidade e talentos. Pela primeira vez, este ano, os homens foram admitidos na mostra e, como meu amigo Antonio, aderiram ao rosa choque.

Ira Etz e Laura Burnier vestidas de não provoque o tal de rosa choque...

Liz Machado

Ana Maria e sua cartucheira de batons

Antonio Pereira e eu em frente a seu trabalho: Mulher por um fio

Cristina e Suzana

Os muros da casa também pintados em rosa shocking

Diana Vianna e Antonio Claudio Assumpção

As obras cobrindo as paredes

Misturando arte e humor

Com rosa como tema

Veleiros no Leblon, de Maria Luiza Leão, na expo a Cara do Rio da minha janela

A Bossa nova, de Isabela Francisco, é a Cara do Rio no Centro Cultural dos Correios

A arte das palavras de Fernando Pessoa na bem montada exposição dos Correios













Anotem nas agendas...


. Dia 31, na Galeria Artur Fidalgo, abertura das expos de Derlon, que cruza em suas obras a iconografia popular do Nordeste com o mundo contemporâneo da imagem (foto), e de Marta Jourdan, com sua peça cinética Óleo, que reflete o entorno.







. A Mul.ti.plo Espaço Arte, galeria de Maria Cristina Magalhães Pinto e Stella Silva Ramos, na Dias Ferreira, inaugura coletiva Do Lugar, dia 5 de abril, expondo obras de quatro jovens e talentosos artistas - Mariana Serri, Lucas Arruda, Julia Kater e Daniela Antonelli. Nas fotos, uma pequena amostra do que vocês vão ver lá.



. Não sei se vocês já foram, mas o Alemão da Ataulfo de Paiva - aquele mesmo da estrada para a Serra - está uma delícia, da decoração aos famosos croquetes e sanduíches de linguicinha, até o andar de cima, que pode ser reservado para comemorações. Estive lá outra noite com Antonio Pereira da Silva, Marilena Belaciano e Selma Guedes, ainda bebemorando pelo meu aniversário, que passei longe dos amigos, com o chope garotinho muito bem tirado e geladíssimo... Recomendo com louvor.


. E lembrem-se de apagar as luzes hoje, de 20h30 às 21h30. É a hora do Planeta, símbolo da luta pelo desenvolvimento e progresso sustentável.


. Sábado que vem, liquidação de verão no Ateliê Lulí Bevilaqua. Imperdível!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vocês verão em 2012 - II

Fernando Pimentel, diretor da ABIT, falou da importância do segmento moda na economia brasileira no workshop Moda + Visão do Senac Rio, no Sofitel, esta semana, Da matéria-prima ao produto final, o Brasil possui todos os elos da corrente produtiva fashion. São 30 mil empresas, gerando 1,7 milhão de empregos diretos. O setor investiu U$ 13 bilhões nos últimos 10 anos.
Eloysa Simão fechou o evento com a novidade: abrir o Fashion Business para outros países da América do Sul.

Regina Machado, consultora de gemas e pesquisadora de tendências e estilo da IBMG, mostrou como vai ser o verão 2012 em matéria de bijoux.

. Mistura de produtos mais ricos e nobres na composição do look.

. Influência étnica, com peças grandes, fivelas de cowboy, uso de pedras como âmbar, turquesa, ágata.

. Brincos em forma de pingentes de cortina, bem compridos, simulam mechas californianas, no degradé de tons.

. Os clássicos - argolas, braceletes, laços, corações, pérolas, voltam com clima diferente e novos formatos.

. O colar mais perto do pescoço, bem anos 60, é uma tendência forte.

. A mão é poderosa, com muitos anéis.

. O bracelete domina os braços.

. Escapulários e terços entram na linha proteção.

. Borboletas e pavões na linha romântica.

. A turquesa serve de contraponto com a pele queimada de sol.

. Os materiais naturais são mais valorizados.

. Os acessórios colorem as roupas mais neutras.

. A cabeça aparece como lugar de destaque e de criação de um estilo pessoal, com muitos detalhes e enfeites.

. Brincadeiras do universo pop colaboram para o rejuvenescimento das jóias e bijuterias.

. O cravejado volta com força.

. Os anéis são grandes, poderosos.

. A pérolas ganham importância no clima executivo.




Daniela Sabbag, da Via Mia, falou sobre os acessórios de couro.


. Solados tratorados, mais esportivos, em sapatos sofisticados.

. O bico mais fino volta, mas não tão fino como antes.

. Os saltos são mais altos ainda e mais finos.

. A meia pata continua em alta para o verão 2012.

. As rasteiras também.

. As plataformas resistem, mas são mais lineares e não muito altas.

. Muita corda.

. Cintos marcam a cintura, e vêm mais largos e pesados, bem trabalhados, usados com looks mais clean.

. As fivelas aparecem nos acessórios.

. O carteirão, ícone fashion nos anos 50,60 e 70, volta. Aparece também em forma de envelope.

. Microbolsas importantes.

. A palha é tendência.

. Assim como as bolsas de mão, tipo maleta, e a s bolsas tipo box, mais estruturadas.

. Nas cores, laranja, coral, fúcsia, verde, azul. O camel, caramelo mais claro, é o preto do verão 2012.

. Muita estampa e mistura de cores, estampas e materiais.

. Camurça e acamurçado voltam. Assim como o dourado.

. Nos pés, tiras mais finas.

. Placas fazem parte da construção dos sapatos.

. As franjas ressurgem, inspiradas nos anos 70, no look hippie moderno.

. Na linha étnica, florais, listras e peles de animais coloridas.

. Muita amarração nas pernas.

. O zíper como detalhe que ajuda a calçar melhor o sapato.

. Metal só nas correntes das bolsas, nos zíperes e placas. As bolsas são mais limpas, com menos detalhes.


Guilherme Gaspar, da Cantão, contou quais serão as tendências para o jeans.

. Novas lavagens.

. Jeans degradés.

. Bordados e patchworks.

. Índigos metalizados.

. Tie-dyes, manchados e detonados.

. Calças mais amplas, quase saias.

. Cinturas altas.

. Alfaiataria em jeans.

. Modelos mais cleans, sem muitos detalhes.

. Camisa jeans, fundamental.

. Calça reta, com barra dobrada.

. O azul é a cor predominante.

. Novidade: o jeans resinado, com efeito de couro.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vocês verão em 2012

Você quer saber como vai ser a moda do verão 2012? Eu também queria e já sei. Aprendi tudo no workshop Moda + Visão do Senac Rio, no Sofitel. Foi um dia inteiro de palestras. Iesa Rodrigues falou sobre moda feminina, Regina Machado sobre bijuterias, Daniela Sabbag, da Via Mia, de acessórios de couro, Célia Pinho, de linha Praia, Lula Rodrigues sobre moda masculina, Guilherme Gaspar, da Cantão, de jeans. E teve mais: Fernando Pimentel da ABIT mostrando como vai a indústria da moda no Brasil, Edgar Otávio ensinando sobre conceito de loja e Eloysa Simão, sobre Mercado de Moda.

Cecília Mendes de Almeida e Julinho Rego no coffe break

Anna Clara Herrmann na platéia

Heloísa Marra


Eu na sala de conferências



O palestrante Edgar Otávio

Julia Morales do blog Nosso armário

Cecília com Lula Rodrigues

Mauro Guerra

Anita Guimarães, Lu Catoira e Fernando Pimentel


Cris Pitanguy, que apresentou o workshop - nossa Anne Hathaway, e Alexandre Schneibel

Iesa Rodrigues e Leila Galvão

Silvinha de Sousa. Sua Fashion convidou os vips para o workshop


PARA ELAS

. Na moda feminina verão 2012, a influência da alfaiataria na roupa urbana.

. Camisaria importantíssima.

. As listras competem com as flores, nas estamparias.

. Pied de poule grandão, príncipe de Gales, espinha de peixe, os padrões clássicos aparecem renovados e coloridos.
. Calças mais curtas. Para o dia, o vinco volta.

. Cortes a fio renovam os ternos
. Reaproveitamento de tecidos, tratamentos menos poluentes, inclusão social através de trabalhos artesanais, de comunidades, fazem a moda ecologicamente e politicamente correta

. Nesta linha proteção, tecidos e materiais naturais.

. Continuam as estampas de onças e cobras, misturadas ou separadas

. Muitas rendas e bordados.

. No estilo aventura, estampas de florestas e a nova camuflagem, com folhas.

. O macramé reaparece.
. Laços, corações e flores na linha ficção.

. Tecidos elásticos e brilhantes, muito lurex.

. Plumas e babados nos detalhes.
. Cintura marcada.

. Tomara que caia, o decote.

. Espírito roqueiro, ainda.

. Na cartela, laranjas, rosas fortes, verdes, azul, vermelho, branco, preto e bege.

PARA ELES

. O homem adere às bolsas, por causa do Ipad.

. E ousa usar terno sem meias!

. O xadrez continua.

. A gola V domina.

. O sapato Oxford aparece renovado, com sola de borracha com corda.

. As sandálias ganham força.

. Na alfaiataria, a vitória dos dois botões, no estilo Obana,que dá aparência de dinamismo.

. Mas o abotoado jaquetão ressurge, usado até com jeans.

.Nas calças, a cintura sobe.

. A silhueta é mais ajustada.

. O blazer é fundamental. Aparecem os blazers moles, de tricô ou crochê, os blazers de seersucker. E o blazer pode ser usado até com calça de moletom.

. Depois de ter sido símbolo de contestação jovem, a meia branca volta a ser considerada elegante, usada socialmente.

. O smoking é usado de forma casual.

. As jaquetas de couro continuam, de aviador, motoqueiro ou ciclista.

. Muitos bolsoa para guardar tudo, de celular a dinheiro, nas jaquetas.

. A silhueta Perfecto aparece em moletom.

. Os tecidos amassados voltam.

. As calças são retas e secas, mas para quem tem barriguinha, as pregas também estão de volta.

. A calça cargo persiste, assim como as calças amarradas.

. A bermuda continua imbatível.

. Parkas e trenchs de verão são coringas para eles levarem na bolsa e usarem quando necessário. Estão para os homens como os xales para as mulheres.

. Muitos coletes.

. Nas estampas, manchados, feras, xadrez.

. As transparências insistem.

. Nas cores, brancos e off white, cáqui para fazer contraponto com coloridos fortes. Azuis indigo, cinzas, marrons, laranjas, os berries - tons de vinho, amoras, etc - preto, sempre.


MODA INFANTIL


. Para os meninos, a influência são os super-heróis.

. Para as meninas, muitos babados.

. Estampas liberties para eles e elas.

. Jardineiras e batinhas constantes.

. Muito xadrez.

. Balonés suaves para as meninas.

. Legging com superposição, como terceira peça.

. Camisetas com aplicações grandes.