domingo, 24 de julho de 2011

Visitante na Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Eu fui de visitante esperado na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, de Liliana Rodriguez e Nestor Rocha, que receberam no sábado para o lançamento do projeto Visitante Inesperado, com a 3Plus. Como já contei. E adorei. Sou apaixonada por estas fazendas coloniais, do Vale do Café, e a de Liliana e Nestor está linda, super bem conservada nos mínimos detalhes. Foi uma viagem no tempo! Tudo começou embarcando num ônibus da Breda no Parque dos Patins. Fomos por Barra do Piraí e a viagem levou pouco mais de três horas. Saímos com tempo fechado e chegamos com céu aberto para sorte dos anfitriões, que montaram o almoço nos pátios externos e internos. A estrada é linda, cheia de rios e muito verde. A volta foi mais curta - apenas duas horas - por Petrópolis.
Angela Falcão foi companheira de viagem...
Ana Clara Herrmann também
Assim como Sergio Pagano, com as duas na entrada da fazenda, cercada de palmeiras imperiais
Os arranjos, de flores do campo, em grandes tachos de cobre
A fazenda fica em Vassouras, que recebeu da nobreza o título de Cidade Imperial. Foi fundada no século XIX pela família Ribeiro de Avellar e resultou da união de duas antigas propriedades, a Fazenda São Luiz e a Fazenda Boa Sorte, dos irmãos Paulo, que ganhou o título de Barão de São Luiz, e Quintilhano Gomes Ribeiro de Avellar. Atravessou o ciclo do café e da cana de açúcar e hoje se dedica à criação de gado, produzindo mais de dois mil litros de leite por dia, que são vendidos para a Nestlé.
Toda esta história Liliana conta em livro que lança no mês que vem
A fazenda recebe turistas e estudantes para visitas guiadas
Detalhe da sala de estar
O pátio interno pintado em terracota
O fogão à lenha ainda funciona
O lustre de cristal da entrada
O quarto do casal
A cama com dossel e o berço de um dos quartos
A arte sacra
O oratório
Vista da piscina
A vegetação exuberante
O gado pastando
A entrada vista da varanda
Na Capela São Luiz, está enterrado o Barão de São Luiz. E todo dia 25 tem missa em louvor a São Luiz, seu padroeiro, e a Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, intronizado pelos novos proprietários
O altar. O teto e as molduras da Via Sacra foram pintados por Lélli de Orleans e Bragança
A imagem de frei Galvão foi abençoada pelo papa Bento XVI e veio diretamente do Mosteiro da Luz, em São Paulo
Bica antiga, de pedra

3 comentários:

  1. Sylvinha!!1 Que maravilha de lugar, que requinte, a mobília, a arquitetura,... minha nossa! Adorei. Parabéns a Liliana e Nestor e a você pela pela matéria.
    Beijos
    C. Frederico

    ResponderExcluir
  2. Carlos Frederico, eu adorei a fazenda, é linda! bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!! Essa fazenda (como a do Secretário tb) eu não conheço, embora de vez em quando vá a Vassouras, cidade que muito me atrai pela importância histórica que tem para nosso estado do Rio de Janeiro e, por que não dizer, para o país. Gostaria tanto que nossas autoridades dessem mais atenção à conservação da arquitetura de Vassouras!... Tanta coisa está se perdendo... Obrigada por divulgar!
    Abs. Marilda Teixeira

    ResponderExcluir