segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Minhas mais doces lembranças...


Fui a uma palestra do neurologista Oscar Bacelar, autor do livro “Lembro, logo existo”, sobre esquecimentos, este mal que assola nove em cada dez pessoas, hoje em dia. Será estresse, acúmulo de informações? Não sei. Mas a verdade é que estamos cada vez mais esquecidos. Aprendi na palestra que isto não tem remédio que cure. Mas algumas coisas podem ajudar como exercício físico, exercício mental, aprender sempre, ler muito, até pesquisar no google é bom, uma dieta mediterrânea, com peixe, vinho - um copo por dia -, massas, verduras, legumes e frutas, dormir bem, fazer aquela sesta depois do almoço. Calmante é pessímo. Álcool também. E tem o fator genético, que pesa mesmo. A minha genética é boa, o que já me deixa mais aliviada. Aprendi que esquecimentos leves são naturais, que o cérebro filtra as informações e retém apenas o que é importante. Se não, imaginem, não teria espaço para tantas lembranças... Vou procurar não me esquecer de nada disto e seguir à risca as recomendações.


Saí dali e fui marcar ponto primeiro na Confeitaria Colombo, só para ver que continua linda, depois na Cavé. para comer um doce delicioso, de ovos, com guaraná caçula, hábito que adquiri quando trabalhava no Jornal do Brasil, ali na Rio Branco, e cujo gostinho tudo de bom nunca esqueci.



Anotei na minha agenda, porque agora aprendi que é sempre melhor escrever do que esquecer, o aniversário de Eliana Moura. O apartamento de Eliana, na Vieira Souto, decorado por Ricardo Bruno, está cada dia mais lindo e a vista, apesar da chuva, deslumbrante, lá embaixo. O happy hour reuniu mais de cem mulheres, a sociedade brasileira inteira, de A a Z. A mesa, obra de Maria José Prior, a talentosa filha de Eliana, estava um deslumbramento. O bolo repetia a estampada Pucci do vestido da aniversariante (vejam na foto). Os doces, em forminhas de flor, verdes, enfeitados com flores, míniborboletas, lindos e deliciosos, do Atelier às Claras. Os bem-casados vieram de São Paulo. O lustre foi coberto com orquídeas brancas, que se espalhavam pela sala, em arranjos maravilhosos. As delícias quentinhas e salgadas, de Cecília Borges, foram regadas a champanhe.



As mulheres capricharam na elegância dos tailleurs e calças compridas, aproveitando o frio. Beth Serpa, de redingote vermelho. Mas a grande maioria de preto. Encontrei lá Liliana Rodriguez (comigo na foto), Daisy e Heloísa Fabbriani, Ruth Niskier, Maria Helena Chermont de Britto, Tisse Pereira, Solange Ribenboim com a filha Luciana Dale, Roberta, a sobrinha arquiteta de Eliana, com uma saia longa linda, Miriam Gagliardi com casaquinho de vison bege, Ana Helena Mesiano, Maria Célia Moraes, Gabriela Itagiba, Sonia Simonsen, Teresa Barros Franco (juntinhas na foto), Renata Fraga, Katia Spolavori (logo abaixo), Tania Pereira, contando que vai em setembro a Nova York, ver o filho mais novo que está estudando lá, Léa e Esther Nigri (foto), Katia Vita, falando de seus palitinhos de festa, o maior sucesso, Ilka Bambirra, Teresa Quattroni, contando de viagem que fará à Capadócia de balão, Maninha Barbosa, Paula Paes, Tania Drummond e Maria Emir Broto (foto), difícil lembrar de todas (olha o esquecimento aí, gente!).



Mais difícil ainda esquecer da delicadeza de Eliana, que pediu e recebeu mais de duzentos cobertores para aquecer quem precisa, do seu Pucci maravilhoso e dos brincos, dois globos de brilhantes rosa, presente do irmão Toni, que combinavam com sua pulseira poderosa!
Claudia Leroy, a arquiteta das jóias, está no Rio. Veio passar uns dias com toda a família. Nos reencontramos para matar as saudades, que são muitas, no Cafeína do Rio Design Leblon, eu, ela e Natalie, que está cada dia mais linda. Ela me mostrou a casa, em Lausanne, uma graça e contou das delícias de se viver num país tão civilizado. Eu aproveitei para matar também as saudades do waffle do Cafeína, com chá de maçã com canela, uma delícia para aquecer a tarde fria.


Na saída, atravessando a rua, reencontrei minha amiga Angela Teresa e ela já foi me convidando para um jantar japonês, no seu apê. Não andei nem meia quadra e esbarrei com as irmãs Hetty e Isa Goldberg, que têm showroom maravilhoso, de decoração, ali no Leblon, minha paixão, onde ainda quero ir morar, um dia.
Quinta, teve repeteco do vatapá da Teresa em casa de Iduína. Éramos seis à mesa posta com toalha de renda do Nordeste, cerâmica florida inglesa, pintada à mão, tudo no maior capricho. Tomamos o bom vinho Tarapacá e conversamos muito. Artur, marido de Idu, era o único homem entre cinco mulheres. De sobremesa, bolo de rolo, que eu adoro, e cocada com abacaxi. Para arrematar o cafezinho super quente e o licor Grand Marnier.


Sábado, Lilian Allevato recebeu para jantar na Joatinga, e o tempo abriu, a lua apareceu e a vista estava de tirar o fôlego na varanda debruçada sobre o mar. Mas esta é outra história, que eu vou contar depois. Aguardem o próximo capítulo. Mas fica a foto de duas ex-Miss Brasil juntinhas, na mesma mesa do jantar: Teresinha (Morango) Pittigliani e Adalgisa (Colombo) Teruskin...

PETIT-POIS

.Ignez Ferraz está toda prosa e com razão. Vai ser vovó, seu netinho, filho de Felipe e Mariana, está a caminho em Nova York, onde moram os papais.
.Vem aí o aniversário de Ilka Bambirra, em setembro. Vai ser comemorado com chá no Caesar Park.
.Marcio Mitkay, lembram dele, o maquilador?, agora é artista plástico e expõe a partir do dia 8, no Centro Cultural da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário