segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Meus pensamentos voam...


Com o passar dos anos a gente vai perdendo a noção do tempo. E foi com um susto que recebi o convite de formatura de minha primeira sobrinha neta, Danielle,filha de Mônica e Lula, neta mais velha de meu irmão Sergio e Clarita. Temos mais uma advogada na família!(Dani,entre os tios avós Sylce e Celso). A cerimônia, no teatro da Uerj lotado, me remeteu a outras formaturas, de meus sobrinhos, meus filhos. Eu sempre me emociono com as expectativas e esperanças que se renovam a cada momento desses, decisivo na vida de cada um destes jovens. A escolha da profissão, no vestibular, e a entrada efetiva no mercado de trabalho, na formatura são tão importantes, ou quase, como o nascimento. É quando nasce realmente o cidadão, com todos os seus direitos e deveres. A gente fica torcendo para que o caminho seja abençoado pelo sucesso e, principalmente, pela felicidade de se fazer o que gosta. O que já é meio caminho andado. A alegria, apesar de uma certa nostalgia pela despedida de uma fase e do dia a dia com os colegas, a sinceridade em cada palavra dos discursos de mestres e alunos, me fizeram,mais uma vez, acreditar que o mundo tem jeito e que será mais justo nas mãos destes novos e entusiasmados profissionais da Justiça.


Depois deste começo de semana auspicioso, reencontrei minhas amigas Ignez Ferraz e Múcia Juliana (nós três na foto) num almoço no Bazzar, na Barão da Torre, que é um charme e tem uma comida deliciosa. Escolhemos cavaquinha e um bom vinho tinto.Na sobremesa,creme brulé com pistache,uma mistura de sal e doce que deu super certo. Rimos muito, como sempre, com as nossas histórias de vida, renovadas para continuar a batalha do dia a dia.


Saímos andando pela Redentor, em Ipanema. Que rua simpática, ainda cheia de casas. Paramos numa delas, amarela com janelas brancas e portas de madeira, onde funciona a cerâmica de Luiz Salvador e a loja de Chicô Gouvêa. Conheço as duas de Itaipava, num centro comercial super charmoso. Mas a de Ipanema não fica atrás. Há tempos que queria entrar e entrei. Fiquei encantada com as coisas lindas. Dá vontade de comprar tudo... E o ambiente? Uma delícia. Para quem não conhece, recomendo uma visita urgente.



Dali, fui conferir a nova coleção primavera-verão de Bianca Marques, naquele atelier cheio de charme,no segundo andar de outra daquelas casas preciosas da Redentor. Bianca, uma graça, recebia com longo estampado com borboletas, misturando verdes e azuis, igual ao convite colocado ampliado no topo da escada (foto). Arranjos lindos de flores brancas compunham o décor. Delícias árabes de Madeleine Saade eram servidas com prosecco bem gelado. Amelinha Azeredo Santos ajudava a receber. Vi por lá Elisa Farraz, Miriam Gagliardi, Graça Oliveira Santos. Nas araras, muito verde, azul, laranjas, brancos e beges. Sedas estampadas. Laises em camisas fresquinhas e lindas. Muitos babados e nervuras. Comprimentos longos ou bem curtos. Tomara que caias nos vestidos de festa.Tudo bem feminino. Palha trançada nos cintos. Pedrarias coloridas nas sandálias baixas. E a novidade: Bianca agora está criando roupa para as meninas, lembrando as das mamães, fofíssimas (vejam na foto).
A parada foi rápida porque meu curso Mutações me aguardava, na Academia Brasileira de Letras,com minhas colegas Selma Guedes, a filha Susana e Marlene Custódio, que é uma das organizadoras do evento e com quem trabalhei nos tempos de Nina Chavs na Última Hora. Francis Wolff nos fez pensar sobre o que é pensar. Segundo Platão, pensar é falar consigo mesmo. O pensamento é uma série de impulsões elétricas do cérebro - só de pensar nisto já estou em choque, minha mufa está queimando - e divide em concepção, composição e raciocínio, e pode ser teórico, poético ou prático. Mas vamos pensar mais nisto depois...
Na quarta, foi a vez de Olgária Matos falar, e bem, sobre ciência e natureza, deslimites da razão e esgotamento ético. Segundo ela, o capitalismo contemporâneo dissolve as condições da comunicação reduzida a simples informação. E ao promover, uma satisfação ilusória dos desejos, o capitalismo de consumo é uma prisão a céu aberto em que a garantia de não morrer de fome é obtida em troca do risco de morrer de tédio. Ufa!
O capitalismo de consumo me fez dar uma voltinha para olhar as vitrines de Ipanema. Parei na Santa Lolla, onde encontrei Gisela, a dona, que trabalhou comigo nos tempos de Desfile, na Bloch. Os sapatos estão lindos. Dos altíssimos às sapatilhas. O bico anda mais para o arredondado. Nos detalhes, muitas fivelas e pedrarias. Dá vontade de comprar tudo... Foi compensar este desejo tomando um chocolate quentinho com bem-casado recheado de ovos no Café D'France. Já falei dele, lembram?, ali na Visconde de Pirajá É uma graça...



Sábado, fui com minha amiga Beth ver as novidades para festas e casamentos no Workshop da Inesquecível Casamento, no Intercontinental. Fabiano Niederauer e equipe estão cada vez caprichando mais. Os estandes estavam realmente maravilhosos, com destaque para o de Christina Lips, com brancos e dourados, bolo em ouro e mínibolos de Regina Rodrigues, massas de Maria Amélia, vestidos La Novia, doces e bem casados Louzieh e champagne da Wines and Roses; o de Daniel Cruz, muito colorido, com os bem casados de Elvira Bona, os doces de Frances, o bolo todo branco com casalzinho no topo, de Rosali Bonfante; o do casal Garcia, em marrons e rosas, cheíssimo sempre; o da Arte de Viver Casa, também com bolo da craque Regina Rodrigues em branco com verde, lindo, e outro preto, cúmulo da audácia! Experimentei o chai indiano, finalmente, na JR's Buffet. Adorei, tem gostinho de canela. O salão de jóias, organizado por Bruno Chateaubriand, estava um luxo! Encontrei lá Yara Figueiredo e Kamille Bernard.E os convites? Como estão lindos, como evoluíram... Passeando e conferindo tudo, pelos corredores, Madeleina Saade, Liliana Rodrigues, Bruno Astuto, André Ramos, dr.Rodrigo Mangaravite, que participou de mesa redonda comandada por Leda Nagle, Judith e Roberto Lips, Amância Utrabo, Kika Gama Lobo com as filhas. A indústria do casamento é mesmo poderosa! E eu tenho o maior orgulho de colaborar com ela, nem que seja um pouquinho, escrevendo na Inesquecível Casamento...

Petit-pois


. Que chic, a minha amiga Isabela Francisco. Ela vai expor "Rio que te sinto meu", em Lisboa, na Allarts Gallery, de 11 de setembro a 10 de outubro. O vernissage vai ser seguido de "uma bebida ao pôr do sol" no terraço do clube privé Silk. Os quadros misturam paisagens cariocas com os famosos azulejos portugueses.Por falar em Isabela, olhem só que lindo o Felipe,neto dela e do Luis Felipe. Não é uma coisa fofa?
. Quarta, dia dois de setembro, Angela Gouvêa Vieira lança pela Editora Adresses, no Shopping Leblon, seu livro AdressesParis, com ilustrações de Dominique Jardy.


. Que corpo, hem,o da Caroline Bittencourt! A Ki-Corpo, da estilista Eli Alves, há dez anos no mercado de moda praia, exporta para Japão, China, África, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Espanha e Portugal. Uma pequena amostra do seu verão, na foto de Murillo Tinoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário