sexta-feira, 9 de julho de 2010

Hoje é dia de cozido! E que cozido...




Cristina Aboim recebeu as amigas para um cozido no seu apartamento delicioso da Praia de Botafogo. E quando Cristina recebe todo mundo já sabe o que deve esperar: nada menos do que a perfeição nos mínimos detalhes.
Só que ela sempre consegue se superar. A casa, impecável. A mesa, linda. A comida, divina.







Na toalha quadriculada, ela mandou bordar: hoje é dia de cozido e todos os ingredientes, com ponto de cruz. No centro da mesa, um arranjo enorme de legumes, pimentas, folhagens, supercolorido. Entre os réchauds de prata, sopeiras de cerâmica enfeitadas com milhos para o caldo e o pirão. Até o porta colher combinava, estampado com os mesmos milhos. A louça branca, com frutas, os porta-guardanapos, em acrílico vermelho com pimentas enfeitando. Os aventais dos garçons também estampados com frutas, combinando com as tábuas-bandejas para comer confortavalmente.
Sucos, refrigerantes e vinhos branco e tinto acompanharam o cozido, que tinha de tudo: de milho a batata doce, abóbora, quiabo, cenoura, banana, grão de bico, carne seca, linguiça de todos os tipos.









Depois, veio a mesa de sobremesas. Uma coisa! Docinhos em forma de frutas, bem-casados, quindão, sorvetes, cuscuz, queijadinhas, doce de laranja... Tudo irresistível.


Na saída, cada convidada ainda ganhou um presente: saquinho com pimenta feita de tecido, para guardar na bolsa e afastar o mau olhado. A minha já está lá, guardadinha, me protegendo...
Para vocês acompanharem passo a passo o que foi este almoço, vejam as fotos. De cima para baixo, o retrato de Cristina quando bem jovem, logo na entrada. Viram que linda?
Depois, as flores de porcelana que coleciona e a mesa de opalinas cor de rosa, detalhes do apartamento.
Agora, os detalhes da mesa: as cerâmicas com milhos, o bordado da toalha, os porta-guardanapos, a louça, a mesa posta e até o avental do garçon combinando com tudo.
Entre os convidados, a juíza casamenteira Maria Vitória chegando com sua neta fofa, Juju; Mônica Chateaubriand Diniz, Waleska Carvalho; Cristina entre Alberto Sabino e Amaro Leandro; Odaléa Brando Barbosa e Isabel; Alberto, Cristina e eu.
E a mesa de doces, para matar vocês de inveja e gula, com os docinhos em forma de frutas, lindos.
Por último, as pimentas em seus saquinhos verdes, brinde da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário