segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Feliz Natal!


Este foi mesmo um Natal feliz. Consegui reunir (quase) toda a família em minha casa para a ceia e o almoço natalinos e me encontrei com praticamente todos os meus amigos mais queridos para comemorarmos juntos. Os que não consegui ver, por algum motivo, estiveram perto por mensagens, skype, telefone, aquecendo meu coração com o seu carinho. É este o verdadeiro espírito do Natal: reunião, união, família, amigos. Por isso, sempre adorei esta festa. Curto muito mais do que o réveillon, que é mais alegre, mais de todo mundo. Eu prefiro o Natal, com todo o seu significado do nascimento Daquele que veio ao mundo para nos salvar, uma data introspectiva, até um pouco nostálgica, porque nos lembramos dos queridos que já se foram, mas tão cheia de amor, de amizade, de união... No Natal, sempre faço uma revisão da minha vida, do meu ano, penso nos planos para o ano que vem. É meu balanço anual das perdas e ganhos, não só materiais, como afetivos. Fico pronta para recomeçar, fazendo o mea culpa, corrigindo as falhas, tentando melhorar.


A semana começou com o reencontro de todos os anos com Andrea Cardoso e Mary Carvalho, minhas colegas do tempo da coluna da Hilde. Escolhemos o Tiramizu, do Botafogo Praia Shopping, e tudo acabou em pizza.


Terça, a programação foi dupla. Primeiro, o encontro de todos os anos com Marilena, Selma e Tonhão, que este ano ganhou reforço de Simone e Klaus, seu marido alemão, vindos diretamente de Salvador. Foi no Bohemia, da Cobal do Leblon, com a vista de árvores e flores, muitos brindes com chope, caipirinha e vinho, regando a polenta com gorgonzola e a carne desfiada com aipim e queijo deliciosas.



De lá, como a Angélica, fui de táxi para o Humaitá, comemorar os sete anos da revista Inesquecível Casamento, de meus amigos Fabiano e Ricardo, em que tenho o maior orgulho de colaborar. A festa foi na Arte de Receber Casa, de Monica Cordeiro Guerra, um sobrado antigo, na rua Maria Eugênia, iluminado em azul por Prallon. A casa é maravilhosa e tem um pátio divino, sob árvores, onde Monica pretende abrir um restaurante-bar. A árvore de Natal da Monica estava linda, e o bolo, de casamento, de Regina Rodrigues, divino. Os doces, uma amostra de nossas melhores doceiras, eram de comer rezando. O que eram as balas de coco... E os ouriços... E os camafeus de nozes... Pequei feio, e não me arrependo. Lá encontrei e brindei com champagne gelado Bruno Chateaubriand, entrevistando para o site da revista (inclusive a mim), Amarilys Vianna, meu colega Sebastião Marinho, Azsmann, Prallon, Gastão Veiga, Vera Donato, Juliana Vargas, Eduardo Sued, muita gente querida...








Minha agenda marcava na quarta os 90 anos de John Lowndes, no Country. Que festa linda, orquestrada por Ricardo Stambowsky, ao som da Orquestra Tabajara, que eu amo (saudades das festas de formaturas, dos 15 anos que não voltam mais), enfeitada com árvores e luzes de Natal por Monica Cordeiro Guerra! No lugar de presentes, o aniversariante pediu doações para a ABBR. John e Lygia estão muito bem, dançando, um exemplo de vida. Lyginha contratou dançarinos para dançar com as amigas, que se divertiram... Os amigos foram todos levar o seu abraço: Ligia Azevedo, Glorinha Pires Rebello, Paulo Barragat, Maria Claudia Bonfim, Glaucia e Maurício Zacharias, Daisy e Miguel Lowndes Dale, Lucy Sá Peixoto, Ilka Bambirra, Tania e Wilson Pereira, Lilian e Sergio Alevatto, Chica Dutra, Marcia Peltier e Carlos Nuzman, Lucia e Pedro Grossi,Cecília e Francisco Dornelles, Ana Helena e Roberto Messiano,Ana Maria Frank, Idinha Seabra Veiga, René Haguenauer, Teresinha e Homero Meirelles. Na saída, as balas de ovo deixaram tudo ainda mais doce.








Dia 24, Ana Luiza, Dudu e Rafael chegaram de Curitiba para passar o Natal conosco. O almoço da véspera de Natal, também como todos os anos, foi em casa de Luiziane e Alberto, pais de Dudu. A família deles toda reunida e, como agregada, eu. Estava tudo delicioso e caprichado como sempre em casa de Vovó Lu. O bacalhau Heloísa trouxe de São Paulo. O bolo com Papai Noel estava uma graça e Papai Noel em pessoa apareceu para entregar os presentes à garotada. Só Rafael não viu. Estava dormindo...






Às 20h30, meus convidados começaram a chegar. Depois que já estavam todos reunidos, meu irmão Sergio e minha cunhada Clarita começaram a cerimônia lembrando o nascimento de Jesus. Mariana, filha de Sueli e Mario, trouxe o Menino para a manjedoura. Rezamos, cantamos Noite Feliz, os homens, cabeças de cada família, falaram algumas palavras sobre a data. Aí veio a ceia, a distribuição dos presentes e o amigo oculto, que este ano foi diferente. Cada um escolhia o pacote de presente que mais lhe agradava (presente unissex - cada um trouxe um), seguindo a ordem de um sorteio prévio. O número seguinte podia escolher o seu presente entre os pacotes na árvore ou roubar o de quem já tinha aberto o seu. No começo, todos comportados, não roubaram de ninguém. Mas Sueli resolveu esquentar a brincadeira e a partir daí foi uma roubalheira geral e irrestrita. No fim, todos ficaram com um presente, alguns mais felizes, outros nem tanto. Mas foi divertido.




No dia seguinte, o almoço de enterro dos ossos. Com menos quorum - apenas 9 dos 20 da noite anterior - mas mais tranquilidade para conversar e curtir. Todos saíram ainda em tempo de ir à missa. Rezar por um 2010 ainda melhor! Feliz Natal!




Sábado, passamos o dia no Clube Payssandu, na piscina, eu, Paulo Tasso, Érica, com Ana Luiza, Dudu, Hugo e Rafael. Rafael adorou a água, não queria sair mais. Jogou futebol com o dindo Paulo, se divertiu e depois foi dormir, cansado. De tarde, Ana e Dudu levaram Rafael para ver o mar, ali no Baixo Bebê, e ele ficou encantado, com a onda, com a areia. Fez vários amigos. Ele é muito sociável!




Domingo, foi dia de play do prédio de vovô Alberto e vovó Lu e depois shopping, Rio Design, onde lanchou com tia Tania, tia Cristina e tia Sylce, e fez a maior bagunça, dando adeus para todo mundo, dançando, fazendo coreografia no chão, uma coisa!, depois no Shopping Leblon, onde encontrou as amigas da mamãe com seus filhos, Joana e Juliana. Com Juliana, Renatinho e Ricardo jantamos no Clube Payssandu e depois nos despedimos, porque hoje, segunda, os "curitibanos" voltaram, deixando a gente com saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário