segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Noites (e dias) felizes, noites de paz...






Kika Gama Lobo e a equipe da Atitude, que vai completar 15 anos em 2010! - convidaram os jornalistas para um simpático almoço de fim de ano no Giuseppe Grill do Leblon. O restaurante é lindo - vocês conhecem? - e a comida deliciosa. Fez sucesso um misto de pão de queijo com biscoito de polvilho, direto de Minas, feito pelas mãos da mãe do maitre, servido no couvert. O suco de maracujá com abacaxi deu um refresco ao calor. No cardápio, salada Caesar, salmon grelhado e sobremesa de goiabada cascão quente com sorvete de queijo. Para acompanhar, um bom vinho branco. Reencontrei muita gente querida: Monica Girão, Fabiano Niederauer, Zizi Duarte, Helen Pomposelli, Mauro Guerra, Marcia Bahia, Antonia Leite Barbosa, Heloísa Tolipan. O professor de Cabala Shmuel Lemle falou sobre prosperidade e depois amarrou uma fita vermelho em nossos pulsos esquerdos, com sete nós, fazendo uma oração especial. A fita vermelha vem do túmulo da matriarca Rachel, em Israel, e oferece proteção contra energias negativas, especialmente inveja. Quando arrebenta, é como a nossa fita do Senhor do Bonfim, se joga fora.
O coquetel souper de Pia Nascimento pelos 60 anos de Paulo Barragat, na sua casa simpaticíssima da Urca, foi regado a champagne. O coquetel, todo light, uma delícia. Depois, risotos degustados nas mesinhas espalhadas na varanda, com aquele visual todo da Urca. À mesa de sobremesas, musses de chocolate e de fruta do conde e um bolo todo branco com um cavaleiro em prata, com certeza, o homenageado. Encontrei lá, Regina Priolli, Eduardo Ramalho - Pia contava que fizera um botox ligeiro naquela semana com ele - Ignez e Sergio Costa e Silva, Lucy Sá Peixoto, Ilka Bambirra, Luciano Calcanti de Albuquerque, dono da Espírito Santa Empório, da Lapa, as Alice Tamborindeguy, mãe e filha, Ana Maria Tornaghi, Noelza Guimarães, Daisy e Julio Fabbriani. Os cachorrinhos Bichon Frisé de Pia, educadíssimos, fizeram sala todo o tempo.




Quarta, fui ao almoço de fim de ano de minha irmã Sylce, o que ela faz todos os anos para suas amigas do terço. No maior capricho. A casa parece a casa do Papai Noel, cheia de detalhes. O menu, sempre delicioso. Este ano, foi presunto tender à califórnia, salpicão de frango, camarão com catupiry e empadinhas de queijo, tudo feito pelas mãos mágica da Penha, sua empregada. Tomamos um bom prosecco, rezamos o terço, Sylce distribuiu presentes, e ganhou também. Eu sou sempre, graças a Deus, a convidada especial destes almoços.


Quinta, foi a noite que combinamos para nossa reunião de Natal de todos os anos, eu e um grupo de amigas. Mas antes dei uma passadinha no salão para um beijo especial no meu cabeleireiro Tony, que fazia aniversário.



Sempre escolhemos um restaurante ao qual não tenhamos ainda ido, trocamos presentes, brindamos. Este ano a escolha recaiu sobre o Oui-Oui, um casarão antigo de Botafogo, supercharmoso, das mesmas donas do Miam-Miam, uma delas a chef Roberta Ciasca, comigo aí na foto. O menu é servido em pequenas porções para serem compartilhadas com todos à mesa. Pedimos dois tipos de camarão, bacalhau, filé, três tipos de arroz, linguicinha, uma espécie de musse de Grana Padano, e regamos com bom vinho argentino, algumas, e boa e nacionalíssima cerveja, outras. Vimos em primeira mão nosso novo livro infantil, que deve sair no começo do ano, pela EdUFF, Posso ler, posso pensar..., idéia gerada na cabecinha privilegiada de Helena Chompré, que Iduína Mont'Alverne Chaves, que é da UFF, conseguiu que lançassem. Eu e Tania Cozzi completamos o quarteto de escritoras.





Outra tradição natalina é o happy hour de Maria Silvia (de listradinho), no seu apartamento cheio de artesanatos de todo o mundo, no Leblon. Ela sempre recebe as amigas no último domingo antes do Natal com os quitutes que ela mesma prepara com as receitas de família. A família toda sabe cozinhar e bem. Os doces, nem se fala (vejam na foto!). Lombinho, peru, um pão recheado, salgado, maravilhoso, salada de cenoura com passas e de endívias com rochefort (huummmm!), cuscuz marroquino, tudo servido sobre toalha francesa, natalina, linda. No quesito sobremesas, a torta de pecan que adoro, bolinhos de coco, rabanadas sem fritura, torta de cereja, receita da sogra, francesa, torta de pera mais uma delícia de chocolate. Uísque, vinho, refri e um papo gostoso para acompanhar. Feliz Natal é isto!
PS. As três graças são as sobrinhas de Maria Silvia, Maria Silvinha, Luiza e Carolina. Bendito entre as mulheres Idu e Sylvia está Jean Paul, o marido da Maria Silvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário