segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dos 100 da L'Oréal aos 100 de Burle Marx

Conheci Pimenta quando era estilista e eu trabalhava mais com jornalismo de moda. Agora, ela é dona dos salões Care (olha ela aí, junto à nova vitrine do Care!). Sempre teve cabeça, a Pimenta. Recebi um simpático convite dela e da Patrycia Oliveira para o lançamento de um serviço exclusivo, chiquérrimo, que desenvolveu em parceria com a L'Oréal, o Color Care. Um atendimento mais luxuoso e transparente no momento delicado da aplicação da coloração dos cabelos. Este momento mágico de retocar a cor, fazer mechas. Afinal, uma mudança nos cabelos é antes de tudo uma mudança no estilo e na personalidade. Daí, todo cuidado é pouco. Para que a mulher se sinta mais segura, todo o processo, desde a mistura das nuances até a finalização do penteado, é explicado pelo profissional, passo a passo. Em uma bandeja especialmente desenvolvida pela L'Oréal, o cabeleireiro faz a mistura, revela a qualidade dos produtos, passa confiança. E este luxo de atendimento não pára aí. Está em todos os detalhes: das guloseimas oferecidas enquanto se espera, ao roupão de seda maravilhoso que a cliente veste e remete à maciez que o produto deixa na fibra capilar, até à ficha com as informações detalhadas de cada cliente.



A idéia nasceu em Paris, na comemoração dos 100 anos da L'Oréal, num encontro com os 4.000 melhores profissionais de todo o mundo. E pelo lançamento, que foi um luxo só, com comidinhas da Tasting (foto), demonstração ao vivo de Marquinhos, mestre das tintas, e Marcelo Rezende, o craque do corte, já para para sentir o que vem por aí...



Beth Serpa me ligou, no dia da Queda da Bastilha, convidando eu e minha irmã Sylce para um chá com Napoleão, na sua Casa Julieta de Serpa. Não resisti. Repeti a dose e reparei que as roupas estão ainda mais bonitas e o espetáculo mais redondo. Dividimos a mesa com Tadeu Aguiar e Amanda Acosta (na foto, com Beth), do musical Esta é a nossa canção. Beth nos explicou cada detalhe do figurino, dos veludos trazidos da França, às réplicas de jóias dos Estados Unidos e da Argentina, e até o trono, copiado de uma miniatura francesa, perfeito, assim como as coroas, criadas aqui mesmo, no Brasil. Reparem as roupas,que lindas, na foto de Napoleão e Josephina, comigo...


Chovia muito, mas mesmo assim, eu e Chompré atravessamos a ponte para almoçar em Niterói com nossa amiga Nely. Foi divertidíssimo. Nos perdemos, quase ficamos sem gasolina na ponte, mas rimos muito. O restaurante Zéfiro fica dentro da Fortaleza de Santa Cruz, uma das sete maravilhas de Niterói, vocês sabiam? (Nely e Chompré estão na frente do restô, que é em estilo rústico). Apesar do tempo, a vista é fantástica e o forte, muito bem cuidado. Comemos uma muqueca de peixe com camarão muito honesta. O couvert, com polvo e berinjelas, estava uma delícia. O garçom nos informou que nos fins de semana servem bufê, a R$ 45. Uma boa dica. Vale a pena ir conhecer e aproveitar para visitar a Fortaleza, que tem sua origem em 1555, com a instalação, por Villegaignon, de dois canhões naquele local, para asseguar o estabelecimento da França-Antártica. Depois da expulsão dos franceses do Rio, em 1567, durante o período do Brasil Colônia, foi construído o forte.


Fui ver A proposta, com Sandra Bullock e era tudo o que eu estava precisando. Um filme leve, engraçado, paisagens lindas do Alasca. Saí em estado de graça. Eu recomendo... Depois, um chocolate bem quente e grosso para aquecer o corpo e a alma, com torrada Petrópolis, hummm, delícia!, naquele café no fundo do andar térreo do Rio Sul.
Ando muito gulosa, acho que é o frio. Acabo de tomar um bom chá inglês, relembrando meus tempos de solteira. O chá era uma constante na casa de meus pais e eu continuo cultivando este hábito gostoso.



Falando em gula, Jota Mape, meu amigo colunista goiano, chegou ao Rio para uma semaninha e me convidou para almoçar com ele no Eça, aquele restaurante super simpático e chic que fica dentro da H.Stern da Rio Branco. Adorei, primeiro bater aquele papo gostoso com Jota, depois a comida do chef belga Frédéric Maeyer - o festival Burle Marx para ver e comer, comemorando os 100 anos do paisagista-pintor-tapeceiro-joalheiro, artista completo. Fomos recebidos pela simpatia de Nina Ramos, que está no restaurante desde a sua inauguração, há oito anos. Começamos com o croquete de siri e míni folhado de camarão. Continuamos com o velouté de cogumelos com aspargos verdes e telha crocante de pão; a salada morna de bacalhau com anis estrelado, doce de pera e toasts; degustamos o filé de cherne assado e macarrão de palmito fresco com camarões, caviar de berinjela e abobrinha; e chegamos à galantine de galinha d'angola e risoto de funghi, com molho leve de estragão. Para finalizar, torta musse de chocolate com amêndoas caramelizadas e sorvete de framboesa e verrine com musse de coco e maracujá, e sorvete de tapioca. Vinhos perfeitamente harmonizados acompanharam cada prato, e cada prato parecia um quadro. Um mais lindo do que o outro. Rivalizando com as telas de Burle Marx colocadas nas paredes. Quem gosta da boa mesa não deve perder o festival, que vai até o final do mês. Lá, encontrei saboreando estas delícias, Marcos Rodrigues, Reinaldo Paes Barreto e Luciano Saldanha Coelho, filho de Mirtia Gallotti.


O aniversário de Beth Hasson é no dia 20 de julho, dia do Amigo, mas ela reuniu suas amigas para comemorar na véspera, com um almoço no Vitória, do Jockey Club. Com direito àquela vista linda do prado e às corridas de domingo. O bufê de lá é maravilhoso, principalmente a parte de queijos, patês, salmons e afins. E as sobremesas? A encharcada de ovos, o toucinho do céu e a torta de limão estavam qualquer coisa... Fazia frio mas fomos aquecidas pelo vinho Finca La Linda Malbec, que me fez lembrar de Curitiba e da minha filha. Sempre tomávamos este vinho lá. Almir Ghiaroni almoçava também no Vitória, com sua Georgia e os três filhos. Em outra mesa, Julinha Serrado...

Um comentário:

  1. Sylvinha, vc sempre amorosa, profissional e com um texto que eu sempre tiro o chapéu! Parabéns pelo belíssimo BLOG. Um beijão!
    Patricya Reis Oliveira

    ResponderExcluir