sábado, 4 de julho de 2009

Dolce vita!

Com Ligia Azevedo, fui ver Tinha que ser você, no Cine Leblon, numa tarde fria e chuvosa. Antes, um cafezinho no Cafeína, já que chegamos cedo. Durante, o encontro com Nicole Tamborindeguy, com as Reginas Rique e Priolli, e o prazer de assistir Dustin Hoffman e Emma Thompson num filme leve, sem complicações, como estava precisando ver. Depois, uma sopa deliciosa e bem quentinha, para mim, creme de cebola, para ela, canja, no novo Alessandro & Frederico do Rio Design Leblon, um charme com suas mesas em preto e branco, detalhes vermelhos e o arranjo de alcachofras junto à porta. E a certeza de que a vida tem que ser assim, feita de bons momentos aproveitados ao máximo.


O vatapá do aniversário de Iduína estava aquela gostosura de sempre. E é sempre muito bom reencontrar as amigas mais antigas e queridas (na foto, Tania, Iduína e eu). Rosas cor de rosa nos arranjos e no bolo, o discurso de todos os anos, de Idu, um temporaral daqueles e a conversa se estendendo até de madrugada.


Eu,que adoro quermesses e festas juninas, fui logo a duas este ano. Primeiro, na Igreja de Santa Teresinha, minha padroeira. Com tudo a que tinha direito: cuscus, canjica, cachorro quente e quentão. O padre foi o pai da noiva e dançou quadrilha,o maior barato! Dia de São Pedro, Marcia Pereira me convidou para comemorar o aniversário dela na festa da Igreja do santo, ali ao lado do JB, onde eu e ela já trabalhamos. Encontrei Mary e Andréa, que ainda estão lá, aproveitei para levar meu filho Paulo - afinal a festa é de São Pedro e São Paulo, para pagar promessa antiga de uma chave para o chaveiro do céu, e não saí sem agradecer ao santo tantas portas abertas para mim, durante toda a minha vida e da minha família, e provar a cocada, uma coisa... Olhem que graça a sobrinha da Marcia vestida de noiva, na igreja de São Pedro!


Assim de repente, não mais que de repente, minha amiga Simone Serpa, que mora em Salvador e andava sumida há dois anos, reapareceu. Marilena Belaciano me ligou marcando um encontro e lá fomos as três conhecer o novo bar Venga, espanhol, na Dias Ferreira, rua onde agora, dia 25, vai acontecer um dia inteiro de jazz. Entre sangrias e tapas, colocamos a vida em dia. Relembramos a viagem que eu e Simone fizemos juntas, de carro, pela Andaluzia, ela dirigindo, eu de co-piloto, uma das melhores de todo o meu currículo de viajante. E marcamos encontro em breve em Salvador e em Búzios, onde Marilena aluga uma casa. Somos nós aí, entre tapas e beijos...


Depois de tantas emoções, estava posta em sossego, pensando em passar o dia no lar, doce lar. Mas que nada... Lucy Sá Peixoto me ligou convidando, em nome de Ísis Penido, para mais um chá do aniversário dela, no restaurante do CCBB, para ver a expo de Saint Laurent - mais uma vez não é demais! Ísis é assim: não faz por menos. Comemora com poderosos. De Napoleão, na Julieta de Serpa, a Saint Laurent, no Centro Cultural Banco do Brasil. Carmem Emília chegou com as cores de YSL, laranja, roxo e turquesa. Sonia Simonsen, de oncinha, com decote à Norminha, de Caminho das Índias. Teresa Barros Franco dando a boa nova: vai ser vovó! Elisa Ferraz e Lucy, aqueles amores de sempre. Wanderson de Castro contando do projeto que está desenvolvendo: ensinar costura às presidiárias do Talavera Bruce. Suzana Leal, da Pselda, convidando para conhecer seu novo atelier, no Saara. Com direito a transporte em van forrada com oncinha e champanhe, um luxo! No final, todas ganhamos o livro da expo. E saímos em estado de graça: como é lindo e civilizado aquele centro cultural. Nos sentimos em Paris...Vejam se não parece... Na foto de Elisa, Ísis, Sonia, Teresa e Lucy dá para conferir.



No dia seguinte, desembarquei em Copacabana, princesinha do mar, para o lançamento do livro Festas chiques e baratas, de Bruno Chateaubriand e André Ramos. Uma multidão engarrafou o Posto Seis. A renda da noite foi para a Fundação Diego Hypólito, o ginasta campeão, que é empresariado por Bruno, que já foi ginasta também. Um telão foi colocado e senhas distribuídas para evitar filas. Os números iam aparecendo na tela. Mas nem todo mundo conseguiu conter a ansiedade e esperar a sua vez para ganhar os autógrafos... Vanessa de Oliveira entrevistava para a TV num curtinho enviesado, laranja. Leila Schuster, bonita como sempre (na foto, ela entre André e Bruno). Isabelita dos Patins, Miriam Gagliardi, Vera Bocayuva, Graça Oliveira Santos, Rawlson de Thuin, Antonio Pereira da Silva, Ligia Azevedo (a dupla da foto), Leda Nagle, Luis Xavier, Liliana Rodrigues, Madeleine e Humberto Saade, Angelique Chartouny, Bianca Marques, Gisela Amaral, Giovanna Priolli, Lilian e Sergio Alevatto, os amigos todos lá. Márcia Veríssimo e a fiel escudeira Renata Fraga vindo direto do aniversário de Márcia, comemorado na churrascaria Oásis (Márcia e o bolo, em click de Marcelo Borgongino). Além das mães orgulhosas, Isabel e Nevita.


O tempo está voando. Parece que foi ontem que Bruno mostrava a matéria saída na capa da Vejinha, sobre o livro, no almoço de aniversário da tia Rosa, no Jardim Botânico, para as tias Amanda, Sonia e Monica, eu, Jane e Tania Cozzi, Ingrid Bezerra de Mello, entre outros amigos, enquanto saboreávamos as massas deliciosas regadas a bom vinho e prosecco, e os doces de comer e repetir que a craque doceira Denise do Rego Macedo levou especialmente. E eu tive que sair correndo, porque era dia do desfile imperdível de Mara Mac, no Fashion Rio. Para recordar: Ingrid, Rosa, Denise e eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário