domingo, 12 de julho de 2009

As pedras do caminho

Conhecer Petra, a cidade rosa esculpida na pedra, virou um sonho depois que Teresa Quattroni, que entende de viagens, me disse que tinha sido um dos lugares mais bonitos que havia conhecido. Foi a primeira vez que ouvi falar deste lugar. Estávamos num jantar em Tiradentes e falávamos desta atração que as duas tínhamos por lugares exóticos, diferentes do circuito Helena Rubinstein. O desejo de conhecer Petra aumentou quando foi incluída entre as Sete maravilhas do mundo moderno. Jane e Maria Silvia, minhas amigas viajantes, compartilhavam do desejo de ir até lá. E combinamos a viagem para algum dia. Finalmente, apareceu a oportunidade. Mas eu tinha acabado de chegar de Houston, nem bem desmanchara as malas, e acabei não indo. As duas foram com mais uma amiga, Marisa (as três aí da foto). Domingo, Maria Silvia nos recebeu para mostrar os vídeos da viagem, os livros que trouxe de lá, com o capricho de sempre, a cada volta de um novo roteiro.


O lanche foi árabe, com esfihas, quibes, coalhada, pão árabe, hamus tahine, os famosos doces, tudo arrumado com o maior capricho em cerâmicas que ela trouxe do Marrocos e sob o olhar misterioso de um boneco árabe que serve de campainha e que ela comprou em Dubai, onde a viagem começou. O próprio rei da Jordânia nos guiou,no vídeo, pelo seu lindo país, que quem sabe um dia eu ainda vá conhecer ao vivo e a cores.


Foi um domingo delicioso. Que começou provando as doces delícias da confeiteira Regina Rodrigues, no seu atelier no Leme, regadas a cafezinhos bem quentinhos, enquanto conversávamos sobre sua vida e obra, que vou transformar em livro, que será editado pela 3R de Fabiano Niederauer e deve sair no fim do ano. Um projeto que estou curtindo muito, porque sempre fui a maior admiradora do trabalho de Regina, uma perfeição nos mínimos detalhes. Descobrimos vários pontos em comum, inclusive ter estudado no mesmo colégio Santo Amaro, das irmãs beneditinas.


Segunda-feira, Thereza Duarte da TNT convidou para o lançamento do verão da Cantão, no Hotel Marina, e eu e Selma Guedes fomos conferir as estampas coloridíssimas (foto), algumas recobertas de pailletés, que eu adoro, os jeans em listras claras e escuras, as bolsas-saquinhos, os tênis e sapatilhas cheios de charme, a criatividade, enfim, de Yamê Reis. A esticada foi com sopa no restaurante natural Fontes, na Galeria do Estação Ipanema, e depois pegamos um cineminha, ali ao lado. Paris, com Juliette Binoche, nos aguardava e foi bom rever suas ruas, seus lugares, suas torres, suas pontes. No restaurante, encontrei Perla, que trabalhou comigo em Desfile, na Editora Bloch, e, na saída do cinema, encontrei Waldir Leite, ex companheiro de redação do JB. Estes encontros sempre trazem muitas lembranças, algumas boas, outras, nem tanto. Mas, como diz o Rei Roberto Carlos, o importante é que emoções eu vivi! Depois do cinema, fomos tomar chá com bolo, num programa mais inglês impossível, no Café d'France, na Visconde de Pirajá, 483. O lugar é uma graça com seus bolos e minibolos enfeitando vitrines e prateleiras. Sempre que passava ali, tinha vontade de entrar. Até que finalmente o dia, ou melhor, a tarde chegou.



O programa de quarta foi ver o show de Alcione, no Canecão, para ajudar as vítimas das enchentes no Maranhão, com minha irmã (eu e ela, na foto) e duas amigas dela. Enquanto ouvia a Marrom e seus convidados, Nana Caymmi, Emílio Santiago, me lembrava de São Luis, Alcântara, dos Lençóis Maranhenses, de como foram boas as férias que passei por lá, de como achei tudo lindo, principalmente os Lençóis. Uma das maravilhas naturais do mundo, com toda a certeza. Confiram acima!







Bruno e André me convidaram para jantar em homenagem a eles pelo lançamento do livro Festas, em casa do cirurgião plástico Rodrigo e Tati, em São Conrado. A casa é maravilhosa, com a piscina na frente toda iluminada por velas, os coqueiros e a lua cheia nos brindando, lá no céu. No condomínio, moram várias estrelas, como Bethânia, Rosamaria Murtinho, que estava lá, e Mauro Mendonça, Miéle, Osmar Prado. Os arranjos de flores, rosas, cravos, boca de leão brancas, feitas por André, estavam divinos. Fui a primeira a chegar, como quase sempre, e participei do sufoco: o bufê contratado, famosíssimo, não tinha aparecido. Mas tudo foi contornado com a habilidade descrita no livro. Os outros convidados não perceberam nada. Parecia de propósito: a teoria do livro foi colocada em prática da maneira mais dramática. E tudo saiu nos conformes. A bebida geladíssima, do champagne ao uísque, os tira-gostos árabes - quibes e esfihas - de Madeleine Saade, chamada às pressas, deliciosos. Depois, no jantar, duas barcas imensas de comida japonesa encomendada num restaurante do Leblon, arroz de pato e arroz com bacalhau, de outro, uma salada verde muito bem temperada por Madá, e sobremesas deliciosas, como uma torta de chocolate amargo, de Madeleine, sorvete com morangos, torta gelada de morango, toucinho do céu, que eu amo e estava mesmo do céu. O menu dos convidados não podia ser melhor: Isabela e Luis Felipe, ela falando da nova exposição, em Portugal, e mostrando os dois quadros que vão entrar na próxima novela de Manoel Carlos, ele exibindo a foto do novo neto Felipe, a coisa mais linda... Luis Xavier, Luciana e Beto Pittigliani, Diego Hypólito, Daniela Martinazzo, da Casanova, Leda Nagle, vindo da estréia de Hairspray, dizendo maravilhas (estou louca para ir conferir), Liliana Rodrigues e Nestor Rocha, indo para o aniversário de Claudia Alencar, Beth Cápua e Miriam Gagliardi, contando do cruzeiro que farão no réveillon, Fátima Abreu e Glorinha Távora, recém-chegada de São Francisco, onde mora, para 15 dias matando saudades dos amigos. Nas fotos, de cima para baixo, Miriam, Glorinha e eu; Isabela e Xavier; Luis Felipe e Bruno; Fátima, Luciana e Tati; Beto e André; eu e Daniela.
Fico pensando que na vida somos como pedras, que se encaixam, que rolam, que pulamos nos momentos de dificuldades, em que nos sentamos, nos momentos de reflexão. E que vira e mexe se reencontram pelo caminho. Um dia, quem sabe, elas me levem até Petra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário