quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

PETIT-POIS

A curadora de artes e fotógrafa Vanda Klabin vai expor fotos sobre o Rio na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura a convite de seu diretor, o artista plástico Luiz Áquila. A exposição "Duo" junta suas fotos às pinturas de John Nicholson e é uma versão aumentada da que foi apresentada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, em 2019.
A primeira bailarina do TMRJ, Nora Esteves, é uma das artistas mais importantes de sua geração. Com uma longa experiência, dançou diversos balés consagrados como Les Sylphides, Coppelia, Giselle, O Lago dos Cisnes, Dom Quixote, O Quebra Nozes, La Bayadére, Raymonda, A Bela Adormecida, O Corsário, Paquita, entre outros, além de ter trabalhado com grandes coreógrafos internacionais. Para contar um pouco da sua história, a gaúcha de Porto Alegre vai apresentar uma palestra hoje, quinta-feira, às 18h, na Sala Mário Tavares, que fica no anexo do Theatro Municipal. Foto Michael Sasso.
Centenário da Semana de Arte Moderna é celebrado em Ouro Preto. O Museu Casa dos Contos reconhece a importância histórica da Semana de Arte Moderna de 1922 em seu centenário e faz a "Exposição Modernistas 1922-2022" do Triângulo das Artes. Além das obras de 27 artistas contemporâneos atuantes no eixo Rio-Minas, a expo conta com a coleção de Carlos Eduardo Leal, com 20 obras dos Modernistas Originais, entre eles Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Djanira, José Pancetti e Tarsila do Amaral. O movimento ultrapassa as paredes do Museu Casa dos Contos e ocupa a cidade histórica de Ouro Preto com oficina de reciclagem de plástico com a artista plástica Tatti Simões, palestra de Carlos Eduardo Leal sobre Clarice Lispector e lançamentos de livros na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), parceira do Triângulo das Artes. No muro do pôr-do-sol, imagens do Brasil de 100 anos atrás e de hoje serão projetadas nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, sempre às 19h. A tradicionalíssima Casa Alphonsus recebe, a partir do dia 13 de fevereiro, exposição do ator e artista plástico Jonas Bloch, além da exposição permanente do fotógrafo Eduardo Tropia.
A Associação dos Embaixadores de Turismo lança dia 8, às 19h30, via Instagram, o "Diálogos da Diversidade". O projeto é coordenado por Christovam Chevalier, vice-presidente da Diversidade, apresentado por Viviane Fernandes eproduzido por Bayard Boiteux, com apoio da Sérgio Castro Imóveis. O "Diálogos da Diversidade" trará a todos os públicos uma série de lives realizadas mensalmente, via Instagram. A abertura contará com a Dra. Márcia Rachid, Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias (UFRJ). Ela é, também, cofundadora do Grupo Pela VIDDA RJ, fundado em 1989, e autora do livro "Sentença da Vida", publicado em 2020. Há mais de 30 anos, é especialista em HIV e nessa conversa com a Viviane vai falar com mais clareza sobre a doença: definições, formas de contágios, prevenção e tratamentos. Para assistir, basta acessar o @embaixadoresdorio.
Começou ontem, na praça do MAC, a exibição do filme "A Arte da Memória", coprodução Brasil-Portugal, dirigida por Rodrigo Areias, um grande expoente do cinema de Portugal. A ideia é apresentar o filme em lugares abertos e de graça pelo Brasil. O documentário fala do processo criativo de três artistas plásticos contemporâneos: os portugueses Daniel Blaufuks e Pedro Bastos, e o brasileiro José Rufino. Os três abordam perspectivas diferentes de expressão e como a memória de cada um se reflete em suas obras. O filme participou da Mostra SP deste ano...
A premiada versão brasileira de Artur Xexéo para o musical "A cor púrpura", depois de cinco casos de Covid no elenco, faz uma curta temporada no Teatro Riachuelo, até 20 de fevereiro.
Rafa e Pipo Marques apresentsaram a segunda edição do projeto Axé em Samba, transformando o Jockey em um grande carnaval baiano. Purpurina foi distribuída aos convidados, entre eles Antonia Fontenelle, Anna Maria Tornaghi,Livia Lemos e André Barros. Na entrada, foi exigido teste recente de covid e atestado de vacinação. Foto Fred Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário