domingo, 13 de fevereiro de 2022
PETIT-POIS DAS ARTES
Uma parceria inédita entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal RJ e o FIL Festival traz um debate extremamente importante para a cultura brasileira. É um ciclo de conversa, que se inicia no dia 17 e vai abordar “A Ópera no tempo: novos públicos, formatos e criações”. O encontro de saberes terá a participação de profissionais que entendem do riscado: Eric Herrero, diretor artístico do TMRJ será o mediador do bate-papo; completam a mesa os maestros Roberto Duarte e Silvio Viegas, a diretora, autora e dramaturga, Karen Acioly, a professora de canto e ópera do Instituto Villa Lobos na UNIRIO, Carol MacDavit e o professor e compositor de música de concerto e ópera, Mário Ferraro. O debate será na Sala Mário Tavares, no anexo do Theatro Municipal, das 17h às 19h, com transmissão pelas redes oficiais do TMRJ. A abertura contará com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Danielle Barros e da Presidente do Theatro Municipal, Clara Paulino. Ao final do encontro, haverá a estreia on-line das sessões contemplativas da ópera infantil Bem no meio, de Karen Acioly, no canal do YouTube do FIL Festival...
Karen Acioly, acima; abaixo, Eric Herrero
O tema ancestralidade e feminino sagrado está dentro das inspirações da artista Maria Lucia Fontainha que abre dia 17 a exposição presencial Laços de Sangue, no Centro Cultural dos Correios, contando a história das 209 mulheres da sua família e a sua relação com essas ancestrais através do amor. Num período de oito meses, a artista recolheu fotos e histórias antigas da família, reunindo memórias sobre a sua identidade feminina. “As memórias fazem com que você se sinta um ser humano. Se você recusa essas memórias, você recusa quem você é. Acessar essas memórias me dá uma sensação de aconchego e de pertencimento.Eu sou o que sou porque eu as tenho. Sou uma composição de tudo isso," declara MAria Lucia, que nasceu no Riom é formada em Licenciatura plena em educação artística e mora entre USA e Brasil. Foto Laura Fragoso.
Nessa quarta, Andréia Guimarães inaugurou, no Shopping Leblon, a Awmallev, loja de produtos naturais, saudáveis, veganos e de qualidade. São dois andares, um de produtos naturais e outro somente de produtos veganos. Entre os quarenta convidados,limitados por causa da Covid, estiveram presentes artistas, influenciadores e formadores de opinião. Fotos Reginaldo Teixeira.
Cinara Leal e Andréia Guimarães
Aninha Bonilha
Carlos Vieira e Vania de Brito, acima; abaixo, Aline Fontes
Amanhã, segunda, 14, tem início o Primeiro Festival de Esquetes do SATED-RJ (Sindicato dos artistas e técnicos em espetáculos de duversões), no auditório da SATED, com entrada franca e duração de 10 minutos. Dia 16, a modelo e atriz Gisela Markenson apresenta o monólogo Casal, de Gherson Rodrigues.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário