quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cavalgadas na Serra


Vania e Fernando Martins Alves me convidaram para mais um fim de semana daqueles deliciosos, na casa deles, em Itaipava. Subimos eu, Tania (aa enchapeladas), Jane e Beth (olha a turma toda junta aí) direto para Araras, onde acontecia o IV Concurso Manège Sportiello - Vania é parte do comitê organizador junto com Erica e Yves Sportiello e Rose Berardinelli, os donos do manège (pelo sorriso das organizadoras já se nota que foi um sucesso!).




O lugar fica num vale, cercado de verde e o manège está uma graça, pintado de telha com portões e janelas verdes. As mesmas cores foram escolhidas para colorir as camisetas das organizadoras e as fitas que enfeitavam seus chapéus, assim como as escarapelas distribuídas aos vencedores.


O concurso iniciou a temporada de saltos da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro. Oitenta cavaleiros e amazonas participaram das três provas na pista desenhada por Erica, desenhadora com vasta experiência. Ela quem desenha as pistas dos prêmios Athina Onassis e desenhou as pistas em Pequim. A premiação, em torno de seis mil reais, incluiu TV, bicileta, aparelho de som, prêmios em dinheiro, jarras de Luiz Salvador, taça de Gregory Somers, arte de Chicô Gouvêa, joias de Marzio Fiorini, kits VetNil.


Nos divertimos muito assistindo às provas, fazendo massagem com Rodrigo, a postos para atender quem quisesse, comendo um delicioso cachorro quente e participando do sorteio: Beth ganhou um lenço!


Depois, fomos almoçar no Farfarello, em Itaipava, um delicioso e muito aconchegante restaurante italiano. Escolhi um ravioli duplo, recheado de figos e de ricota, com molho gorgonzola, uma coisa! Claro que brindamos com uma caipirinha de limão bem gelada. Não resistimos a uma volta pelo comércio da União e Indústria e saímos carregadas de sacolas.


À noite, Fernando nos brindou com um delicioso bolo de milho feito por ele no lanche caprichadíssimo, regado a vinho chileno.



De manhã, depois daquele gostoso café, eu e Beth fomos conferir as novidades da Feirinha, que eu adoro. Vania, Tania e Jane ficaram na piscina e nos juntamos a elas, na volta, para uma pausa refrescante, antes do almoço. Gostosíssimo, como sempre,com a salada ao molho de mostarda e mel, especialidade da Vania, empadinhas, uma carne maravilhosa e arroz de forno. De sobremesa, aquela goiabada cascão com queijo Minas, figada e creme de abacate. O cafezinho quentinho para acordar e voltamos felizes, estrada a fora, depois do colírio para os olhos de tanto verde e tantas flores - as árvores coloridas de rosa, na estrada, o flamboyant fúcsia da Vania - e de participar da alegria e das brincadeiras de Hector e Kali, os lindos cachorros da casa.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

De volta a Curitiba...

O ano passado todo, em que Ana Luiza esteve em Houston, não voltei a Curitiba, cidade que eu adoro. Agora, que Dudu e ela voltaram para lá com Rafael, que é curitibano!, aproveitei para reencontrar a cidade, conhecer o novo apartamento dos dois, rever os amigos.




Foi uma semana maravilhosa, matando saudades do neto. Um carnaval super tranquilo, que só teve a batucada do baile infantil do Curitibano, animadíssimo, em que fomos levar o Rafa. Fantasiado de Super-Homem, ele gostou mesmo foi de catar e jogar confete e serpentina no papai, na mamãe, no irmão Hugo e na vovó.





O apartamento é muito bom, espaçoso, numa rua calma, logo atrás do Curitibano. Vovó Lu decorou com Ana Luiza e a ajuda de vovô Alberto e Dudu e ficou lindo! Marcia, a super secretária de minha filha, continua lá, eficientíssima.





Ficamos a maior parte do tempo curtindo a casa e com Rafael no parquinho do prédio.


Uma tarde, lanchamos eu, Ana e Rafael na Prestinaria, um croissant delicioso com suco de abacaxi com hortelã e mil folhas. Sábado, Dudu e Ana saíram e eu fiquei com os meninos: Rafael e Hugo. E nos demos muito bem.


Domingo, não resisti a uma voltinha na Feirinha do Largo da Ordem, para ver seu artesanato e a mostra de carros antigos. Almoçamos no meu restaurante curitibano favorito, o Barolo, uma massa de comer rezando, com Cristine, Fernando e Bernardo.


À tarde, Patricia e Emir , padrinhos de casamento de Ana e Dudu, foram com os filhos Gabriel e Isabela nos visitar.



Retribuímos a visita no dia seguinte e fomos lanchar com eles, no seu gostoso apartamento, com direito a show no super telão de cinema da sala.
Por telefone, falei com meu amigo colunista social de Curitiba, Wilson Cunha, um amor de pessoa. Quarta de cinzas chegou a hora de voltar ao Rio, para rever o bloco carioca: Zulu, Paulo Tasso e Érica, que ficaram cuidando da casa. E acabou-se o que era doce...

Peixe adora um Aquário!



Fevereiro foi mês de aniversários de amigos. Primeiro, o de Teresinha Cunha, comemorado com jantar delicioso em casa de Beto e Helena Chompré, regado a prosecco.



Tania Cozzi preferiu bebemorar o seu no Joaquina, da Cobal, um lugar super simpático, com cerveja, caipirinha e muitos belisquetes.




No dia seguinte, subimos à serra para os 70 anos de nosso amigo dublé de chef e pintor, Galileu, conduzidas pelo táxi de Seu Edson, eu, Tania, Jane, Iduína e Arthur. Em Teresópolis nos aguardava a surpresa de um tempo ameno, para dar um refresco ao calor carioca. Dezoito graus. Galileu preparou o jantar com o capricho de sempre. O bolo reproduzia o convite, o trem da vida, que vai parando nas estações, em que alguns amigos descem, outros sobem, muitos permanecem. As toalhas eram pintadas e nos porta-guardanapos o versinho O trem chegou: Amigo de papel rasga/ Amigo de vidro quebra/ Amigo de ferro enferruja/ Amigo falso desiste/ Amigo igual a você não desiste... Os convidados ganharam a gravura do trem do bolo e do convite assinada por Galileu. Foi muito bom rever este amigo querido e comemorar com ele os 70! O tempo passa, o tempo voa, e a gente continua numa boa.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Eu não estou fazendo nada...


Minha internet esteve ruim quase a semana toda por causa de um poste que pegou fogo na minha rua, por isso estou sem dar notícias a um tempinho. Tenho aproveitado para colocar o cinema em dia, especialmente para conferir os candidatos ao Oscar que vem por aí. Nestes dias de calor, nada melhor do que um cineminha bem refrigerado... Depois de Amor sem escalas, fui ver Avatar, vencendo minha resistência por este tipo de filme. Mas com tantas indicações... E eu e minha irmã escolhemos assistir com tudo a que tínhamos direito, isto é, em 3D, relembrando nossos tempos de garotas, em que a curtição era este tipo de filme. Mas viva a diferença, como tudo evoluiu... Acabei rendida pelas cenas lindas, pelo colorido azulado, pelos efeitos, pela técnica, enfim. Acho que merece ganhar o Oscar de melhor filme. Os comentários pós-filme foram degustando uma pizza deliciosa no Tiramizu. Escolhemos a Tiramizu, com gorgonzola e alcaparras, humm, uma coisa!


Mandela, ou melhor Invictus, foi uma grata surpresa, se bem que nunca se pode esperar pouco da dupla Clint Eastwood e Morgan Freeman, perfeito no papel. Lembrei a minha viagem à África do Sul, a trabalho, com a equipe de Desfile, do grupo Manchete. Embarcamos no dia da final do campeonato mundial de futebol, Brasil e Itália. Eu, torcedora fanática da seleção, com a camisa do Brasil. Assistimos mal pelo aparelho de algum passageiro, mas deu para vibrar muito quando Baggio perdeu o pênalti e nós erguemos a taça. já fazem dezesseis anos, em 1994. Mandela tinha acabado de se eleger presidente. Fomos a Pretoria, ao palácio do governo, e me lembro como torci para vê-lo. O sonho não se realizou, mas o país me encantou. A Cidade do Cabo é linda. O Cabo da Boa Esperança, com seus ventos constantes, tão ligado à nossa história. A visita às minas de ouro. As lembranças foram voltando enquanto assistia ao filme sem conseguir deixar de derramar algumas lágrimas. De emoção e saudade. O risole de camarão e o mil folhas do Chez Anne devolveram minha alegria. Fernanda Montenegro passeava pelo Shopping da Gávea e personagens infantis faziam propaganda de peças para a garotada.


Apesar das críticas, gostei de Nine. Os musicais são lindos, a Itália e Roma nem se fala, Daniel de Lewis está um charme. Precisa mais do que isto para divertir a gente?
O lanche-almoço foi no Árabe da Gávea, a esfiha estava muito boa, a coalhada também e a cerveja geladinha. Sobremesa? Sorvete de graviola no Itália.
Sexta, nos reunimos Helena Marinho, Tania e Idu para almoçar no Ráscal do Shopping Leblon. Meu prato, um ravióli de espinafre com molho de tomate e manjericão e polpetone, estava divino. Encontrei lá a Mara Mac, a Claudia Lebelson, minha colega dos tempos de Desfile, almoçando com as primas Priscila Szafir Katz e Marcia Lebelson, e pelos corredores, sabem quem?, Vagner Love e suas trancinhas rubro-negras.
Domingo, almocei no Fiammeta do Botafogo Plaza Shopping com minha irmã, meu cunhado, Marlene e Élcio, nossos amigos, sempre ótimos papos. Escolhi um ravióli de muzzarela de búfala com molho de gorgonzola. Já deu para perceber que adoro uma massa...





Ah, e levei o Zulu para ver o bloco Gigantes da Lira, da criançada, aqui na General Glicério, animadíssimo. Amei! Ano que vem, acho que vou me animar e sair. Parece um baile de carnaval à moda antiga, com as mesmas músicas, pouca confusão e muita animação. Zulu fez sucesso com a fantasia de segurança do bloco. Paulo e Érica também aderiram à folia.
No meio desta programação toda, fui ao lançamento da coleção de inverno da Le Lis Blanc, no Shopping Leblon, regado a prosecco, docinhos de nozes e biscoitinhos com formas de bolsas, vestidos, etc, uma graça!, onde encontrei Jackie Sperandio conferindo a moda, e ao lançamento do livro Políticas Públicas de Educação, pela Editora da UFF, na Travessa de Ipanema. Iduína Mont'Alverne Chaves, uma das quatro cartilheiras, como nos chamamos, do nosso grupo de livros infantis, é uma das autoras. A Travessa ficou cheia de educadores. Dali, esticamos no Frontera e depois fomos conhecer o novo apartamento de nosso amigo Gilberto, ali perto, e tomar aquele cafezinho caprichado.


Agora, vou preparar as malas para Curitiba, onde passo o carnaval com meu netinho Rafael, minha filha Ana Luiza e meu supergenro Dudu. Mas antes ainda curto o aniversário de Teresinha Cunha, que vai ser comemorado com aquele jantar delicioso de Chompré.
Na agenda da volta, o aniversário de 70 anos de meu amigo Galileu, dublé de pintor e chef, em Teresópolis, dia 18. E dia 27, o superaniversário de 60 anos - nossa, nem parece, ela está ótima! - de Regina Martelli, no MAM.
Para quem não está fazendo nada até que minha vida anda bem divertida!