Serão 13 episódios, com duração de 30 minutos, às quintas, às 21h, com reprises às terças e sábados às 20h30.. Em cada episódio, uma modelo posa para as lentes de fotógrafos profissionais com dois looks da peça em questão, um com inspiração vintage e outro, contemporâneo. Produção da FBL Criação + Produção com direção geral de Rozane Braga, roteiro de Simone Melamed e assessoria de conteúdo do Instituto Zuzu Angel coordenado por Celina Farias e Ruth Jofilly.
No primeiro episódio, Thomaz Azulay, um dos criadores da marca carioca The Paradise, juntamente com a figurinista Mel Akerman, analisa a história do vestido longo, peça fundamental no século XX, cuja criação foi responsável por libertar as mulheres dos espartilhos e das saias cheias de camadas e armações usadas até então.
Em seguida, a estilista e empresária Marta Macedo e a figurinista Fúlvia Costalongo analisam o estilo melindrosa, tendência criada na década de 1920 que representou um verdadeiro marco da emancipação feminina. Peças repletas de franjas e saias com barras um pouco acima do joelho definem uma mulher rebelde, que contestava os costumes sociais da época.
Dez anos depois, de maneira ainda mais chocante, os shorts formaram a tendência da época. Em análise feita por Lino Villaventura, a roupa foi feita para agradar e seduzir. Já Joanna Ribas, responsável pelos looks do episódio, conta que a peça possui um DNA esportivo, mas que é possível utilizá-la para compor visuais glamourosos.
Mas, na década seguinte, a saia godê chegou para quebrar os estigmas militares e resgatar a feminilidade. De acordo com a diretora de criação da Farm, Katia Barros, a peça valoriza a silhueta, mas os modelos contemporâneos misturam estilos, transmitindo poder ou delicadeza, dependendo de sua composição.
A minissaia traz à tona, na década de 1960, o perfil de uma mulher que não mais se sente desconfortável ao expor as pernas. Para Claudia Jatahy, VP e diretora de estilo da Animale, em destaque do sexto episódio da série, a minissaia está presente em um visual de atitude e empoderamento.
Contrapondo-se à mini, mas sem deixar de representar uma mulher que tem total domínio sobre o seu corpo, o maxi vestido domina a moda dos anos 1970. Na opinião da estilista e designer Adriana Barros, a peça representa praticidade e a liberdade do corpo, mesmo que ele esteja totalmente coberto.
Na década de 1980, a tendência disco veio à tona e com ela a calça legging. Essa moda, segundo a diretora criativa da Eva, Priscila Barcelos, surgiu quando o jazz e a dança estavam em alta.
Ainda mais extravagantes, peças com recortes inusitados e geométricos tornam-se os padrões de moda predominantes nos anos 90, presentes nas passarelas e nas ruas, influenciados pelos estilos grunge e punk. O artista visual e estilista Guto Carvalho define essa época como antimoda, afirmando que “a moda se apropriou do movimento punk”, e não o contrário.
Os quatro últimos episódios da temporada mostram os desdobramentos da moda no século XXI. A começar pelas calças cargo, peças que marcaram o ápice da moda streetwear, em que, pela primeira vez, a mulher se apropria de roupas masculinas, com sua praticidade, como vai contar Adriana Bozon, diretora de criação da Ellus. Já em 2010, a busca por um lifestyle mais saudável culminou na tendência fitness, que levou a indústria da moda a produzir roupas versáteis. Este é, inclusive, o estilo trabalhado por Patrícia Birman em sua marca, a Memo.
Oito anos depois, a moda ecológica entra em evidência, buscando atender a um mercado que demanda sustentabilidade. Neste episódio, o estilista Ronaldo Fraga comenta sobre o seu trabalho e o fato de ser pioneiro mundial no desenvolvimento de roupas com fios biodegradáveis.
Também em destaque, sem abandonar as premissas ecológicas, o estilo futurista retrata a década em que vivemos atualmente, 2020, cuja sociedade está a todo o tempo conectada à internet e às redes sociais. A moda une estilo e tecnologia, características presentes no trabalho de Leandro Benites para a Ben.
Serviço: FashionTV - canal 551 da Net, 84 da Sky e 72 da Vivo TV
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