sexta-feira, 20 de agosto de 2021

PETIT-POIS

O olhar carinhoso de um pai para a carreira vitoriosa da filha. O médico cirurgião Ernani Ernesto Fonseca, de 95 anos, acompanhou cada pirueta dos 45 anos de trajetória de Ana Botafogo nos palcos do Brasil e do mundo. Nesta condição de testemunha ocular, ele reuniu, em 15 anos de trabalho, um rico material no livro “Ana Botafogo: palco e vida”, que será lançado no dia 1º de setembro,às 16h, em tarde de autógrafos no Salão Assyrius do Theatro Municipal do Rio. A publicação reconstrói momentos marcantes da vida pessoal e profissional da primeira bailarina, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”. A vivência de quatro décadas no Theatro, que Ana celebra este ano, está impressa em nada menos do que 908 páginas. Numa parceria com a Bees of Love, que tem uma história de parceria com Ana Botafogo - uma das ações que fizeram juntos foi uma gala solidária no Theatro Municipal, em dezembro de 2019, para levantar recursos para a reforma da cortina da boca de cena do palco -, parte da venda dos livros será destinada à reforma da Maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto.
A produtora, educadora e atriz Daniele Yanes, que já foi a Narizinho do Sítio de Monteiro Lobato, promove o incentivo à leitura através do projeto InConto Marcado, criado em 2010 com o objetivo de utilizar a sinergia entre a literatura e o teatro brasileiros como uma ferramenta de educação, tendo como ponto de partida o desenvolvimento e a circulação de peças teatrais baseadas em obras da literatura nacional. O projeto de arte-educação já levou espetáculos e oficinas teatrais a quase 30 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil, e atingiu um público total de mais de 35 mil espectadores, além de ter capacitado nas oficinas de teatro mais de 1600 professores. Dia 22, domingo, marca o relançamento do primeiro episódio do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia, uma adaptação do livro homônimo da premiada escritora cearense Socorro Acioli, online. Dia 23, segunda, começam as inscrições para a oficina online para 80 professores por cidade selecionada - Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena e Niterói - diretamente pela plataforma incontomarcado.com.br e os que se destacarem participarão da oficina presencial, de 4 de novembro até 3 de dezembro, junto com apresentação do espetáculo ‘Plantou Palavra, Colheu Poesia’ também de forma presencial.
Conexão constante pode ter relação com níveis de ansiedade. A hiperconexão é um termo que, apesar de não oficial, remete a necessidade constante de acesso à internet. E nem é preciso recorrer a estudos ou estatísticas para constatar que grande parte das pessoas passa o dia todo conectada a sites, aplicativos de mensagem e redes sociais. O problema, segundo profissionais de saúde mental, é que este comportamento tem ajudado a aumentar os níveis de ansiedade da população, uma vez que o tempo parece ganhar outra velocidade em ambiente virtual. Nesse sentido, ‘dar um tempo’ pode ser um passo importante para evitar ou diminuir os sintomas do transtorno. Quiet Room é uma instalação imersiva, oferecida no Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, entre quartas e domingos, das 12h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, que desafia o visitante a se desconectar dos aparelhos celulares. Em uma sala escura, o público entra em contato com sons e projeções interativas de paisagens abstratas, que o conduz a uma experiência de mindfulness (atenção plena). Já imaginou uma experiência audiovisual absolutamente deslumbrante, e você sem poder registrar e postar nas redes sociais? Um exercício de introspecção por meio da desconexão da internet e dos dispositivos “smart”. O objetivo é que, ao menos por alguns minutos, os visitantes desliguem-se das redes e mergulhem no momento. A visitação deve ser agendada por meio do site oifuturo.org.br/agendamentocentrocultural/ ou pelo telefone (21) 3131-3060. A entrada é gratuita, com limitação de 8 pessoas por sessão, respeitando o distanciamento social.
Nayla e Carlos Felipe de Carvalho
Dionísio Chaves
Luisa Lustman e Alberto Lowndes, acima.Abaixo, Martha Castilho e Carlos Frederico Carvalho
Carlos Felipe e Nayla de Carvalho receberam convidados especiais no FontVieille Harmonize, experiência de harmonização no lançamento do decorado mais exclusivo no bairro planejado Península da Carvalho Hosken. A degustação contou com a participação do expert em queijos André Guedes, Dionísio Chaves, sommelier de vinhos, José Padilha, sommelier de cervejas, e do barista Alexandre Rangel, em um apartamento de 407 metros quadrados montado com decoração contemporânea, com móveis assinado,s como o sofá de Zaha Hadid. Fotos Miguel Sá.
O Ceará tem disso, sim...Para os apaixonados pela cultura cearense, uma oportunidade a fim de conhece-la ainda mais! Entre os dias 6 e 20 desetembro, o Barra Shopping será palco da “Mostra de Turismo Ceará-RJ”. Idealizado pela gestora Elivane Medeiros, o evento tem o objetivo de fomentar o turismo interno no Brasil e fazer com que os cariocas conheçam os destinos das viagens...O Clube Empreendedor Brasil, que tem como objetivo alavancar a economia do Rio de Janeiro através do impulsionamento e apoio aos empreendedores e ecossistemas locais, realiza o II Fórum de Soluções do Porto Maravilha, de 9h às 14h, com presença confirmada do prefeito Eduardo Paes, do governador Claudio Castro, de Ricardo Piquet, do Museu do Amanhã e Daniela Maia, da RioTur, e transmissão ao vivo pelo Youtube do Clube Empreendedor Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário