segunda-feira, 26 de outubro de 2020

PETIT-POIS das artes

Feodorova, a fada camponesa
O Theatro Municipal destaca Eugenia Feodorova, um dos principais nomes da dança no país, na nova série Coreógrafos do Municipal, que será disponibilizada a partir desta segunda, 26 de outubro, no site www.theatromunicipalrj.gov.rj.br. Eugenia Feodorova: a fada camponesa é o título da exposição virtual em formato de e-book. A coreógrafa russa dirigiu o Corpo de Baile entre 1958 e 1961, e montou o primeiro Lago dos Cisnes completo da América Latina, em 1959. Eugenia nasceu em Kiev, na Ucrânia, em 17 de outubro de 1923 e iniciou ainda criança seus estudos de balé. Feodorova, carinhosamente chamada de Dona Eugenia pelos bailarinos, foi levada para a Alemanha depois de ter os pais e a irmã mais nova assassinados pelos nazistas, em Kiev. Sobreviveu graças à dança, já que na hora do ataque estava em um ensaio, no teatro local. Foi primeira bailarina em várias companhias da Europa e escolheu o Brasil para viver por que encontrou semelhanças entre o povo brasileiro e o russo: a alegria, a musicalidade, o gosto pela dança. Eugenia Feodorova também é o tema do Theatro Municipal Palco Livre de amanhãm terça, dia 27, às 15h, no Instagram @theatromunicipalrj. A Chefe do Centro de Documentação do Municipal do Rio, Fátima Cristina Gonçalves, vai conversar com a bailarina solista e ensaiadora do Balé do Theatro, além de professora da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Norma Pinna. A live, que tem como tema Eugenia Feodorova: A dança como missão, abordará a trajetória da bailarina russa na dança, ressaltando sua atuação como coreógrafa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu a sua arte na composição de espetáculos memoráveis, como Le Coq D'Or, em 1958, Descobrimento do Brasil, de Villa-Lobos, além do lendário Lago dos Cisnes, de 1959, que marcou o cinquentenário do Municipal.
Outubro Influente Fashion José Liberado Júnior e o grupo Liberado Júnior de Comunicação convidam para chá da tarde com desfile da marca TwoB de Ana Paula Barbosa e Claudia Bertini, dia 29, no Solar das Palmeiras, na Ilha da Gigoia. Uso obrigatório de máscara e a sugestão de usar uma peça cor de rosa para lembrar o mês da prevenção ao câncer de mama.
O quadro Estivadores, acima. Abaixo, Evandro Carneiro entre Marta e Hecilda Fadel
Expo Tobias Marcier Sábado, dia 24, a Galeria Evandro Carneiro Arte abriu a Exposição Tobias Marcier na coleção Maria Helena e Ney Mendes de Moraes, sem vernissage, por causa da pandemia. A galeria recebeu alguns amigos durante o período de seu funcionamento no Gávea Trade Center. A mostra do artista encerra temporada dia 28 de novembro.
Modelo por um dia. A marca Alessa, celebrando o preview da primavera, está convidando para editorial particular com a Coleção Flora. A estilista e a fotógrafa Dayse Krieger, com a make-up artist, estão recebendo com hora marcada e exclusiva para produção e foto de looks da coleção, no melhor estilo modelo por um dia, na loja-galeria Alessa no Shopping Leblon, com toda a segurança. Os cliques têm que ser previamente agendados. Começaram sábado passado, e continuam na quinta 29 e no sábado 31. Os looks fotografados têm um desconto especial no dia e uma máscara de rosas é o mimo para clientes da Coleção Flora. Na foto, Márcia Veríssimo, modelo por um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário