terça-feira, 15 de novembro de 2022
As artes do Rio
Música no Museu promove a integração Brasil-França através da música. Sábado, dia 3 de dezembro, às 15h, a Camerata Uerê, da Comunidade da Maré, se apresenta no Palácio do Itamaraty. No mesmo dia, às 20h, Dominique de-Williencourt, violoncelo, e Jean Ferrandis, flauta, se apresentam na Place D'Armes do Palácio de Versailles.
Yvonne Bezerra de Mello, não pára. Vai lançar dia 28, na Livraria da Travessa do Leblon, seu novo livro, "Voragem, redemoinhos da vida", a história de Regina, uma mulher que, depois de ter a vida virada pelo avesso, é levada a repensar princípios, resgatar relações e a reconstruir a si mesma.
Kika Gama Lobo também lança livro, dia 22, também na Travessa do Leblon, também tendo as mulheres como tema. "Kikando na maturidade" conta suas experiências como criadora do Atitude 50 e influenciadora da maturidade.
Exposição “Resiliência - Histórias de mulheres que inspiram mudanças“, na Casa França-Brasil, reúne uma seleção de histórias premiadas nos concursos da World Press Photo dos últimos 20 anos, sobre mulheres das mais diferentes comunidades mundiais entre os anos 2000 e 2021. Suas histórias salientam a resiliência e os desafios de mulheres e meninas. São retratos documentados por 17 fotógrafos, de 13 nacionalidades diferentes que expressam, por meio das fotografias, suas visões sobre questões como sexismo, violência de gênero, direitos reprodutivos e igualdade de gênero. A mostra, que está, simultaneamente, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, é uma parceria da Fundação The World Press Photo com o Reino dos Países Baixos e fica em cartaz até o dia 30. Fotos da abertura, Cristina Lacerda.
Antonio Florêncio, presidente da Fecomércio RJ, e Sara Cohen, cônsul geral dos Países Baixos
Cecília Fortes, curaora do Centro Cultural PGE, e Tania Queiroz, direora da Casa França-Brasil, acima. Flavia Moretti e Raphael Dias da Silva, da World Press,abaixo
No ano de 2014, o radialista, poeta e jornalista Cristiano Menezes lançou seu primeiro livro de poemas, “Guardanapos” (7Letras). Passados oito anos do lançamento e seis de sua morte, chega às livrarias o livro-homenagem-póstumo “Não sei se faço parte” (7Letras) - na forma de uma linda história de amor - idealizado e organizado por sua mulher e parceira, a produtora Claudia Pinheiro, contendo ainda textos dos poetase amigos de Cris, Ronaldo Santos, Xico Chaves, Abel Silva e Luis Turiba. As poesias presentes na obra foram todas escritas enquanto Cristiano se tratava de um câncer. O lançamento, marcado por muita emoção, foi na Livraria Janela, em Ipanema. Fotos Marco Rodrigues
Ana Helena Barbará e Laura Bournier, acima, Claudia Pinheiro, Cida Gusmão e Lygia Marina, abaixo
Os 45 anos do fotógrafo Fred Pontes começaram a ser comemorados no Rio, reunindo amigos no Boteco Boa Praça, no Leblon, e vai continuar com bigfesta em Salvador.
Rebata Fraga e Fred Pontes, acima, Fred e Waltinho Guimarães, abaixo
Agora em novembro, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai apresentar O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini, a ópera cômica que mais vezes subiu ao palco do Theatro: foram quase 40 temporadas! Com o patrocínio Ouro Petrobras e realização AATM, a ópera com melodias ágeis, ritmo frenético e situações hilariantes, tem agradado plateias do mundo todo por mais de dois séculos. As récitas acontecem nos dias 16 (ensaio aberto), 18, 20, 22 (fechado para escolas), 23 e 26, e todas terão uma palestra gratuita uma hora antes das apresentações.
No dia 25, sexta-feira, às 19h, vai ser lançado no Rio o mais novo livro da multiartista Karen Acioly: "A Dramaturgia da Ópera para Crianças – Cultura e Simbolismos", na sede da Editora Multifoco, no Centro. São 144 páginas, com 24 imagens de óperas infantis escritas e dirigidas por Karen. E no dia 1º de dezembro haverá uma noite de autógrafos e bate-papo com Marcelo De Carvalho e Lívia Jacob, no Janela.
A 17ª edição do Rio Mountain Festival 2022 acontece de 17 a 20 no CCBB do Rio. Depois de ficar ausente no circuito de festivais por alguns anos, o Festival volta a exibir filmes, documentários, fotografia, literatura e palestras com grandes nomes dos esportes de montanha.A programação do Rio Mountain Festival 2022 começa às 16h de quinta, 17, com a exposição fotográfica “Montanhas Noturnas”, de Marcos Terra, seguindo com sessões de cinema às 17h e 19h. A Mostra Competitiva continua até domingo, com filmes brasileiros e estrangeiros concorrendo aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Brasileiro e Melhor Fotografia. No sábado, às 18h30, no cinema 2, palestra de Israel Coifman sobre o seu livro “Mashallah – do Ártico à Ásia de bicicleta”. No domingo, o palestrante Rafael Duarte falará sobre o livro “Além dos sonhos - da cama ao cume”, de sua autoria e co-autoria do montanhista Roman Romancini, que também terá um filme com mesmo nome apresentado no festival. Roman Romancini, um dos maiores montanhistas do Brasil protagoniza o documentário sobre sua história de vida após um grave acidente de bicicleta, seu processo de recuperação e conquista de um sonho: o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta. Sobre o mesmo esporte, o filme “Selvagem”, protagonizado por Karina Oliani, traz a primeira mulher brasileira a tocar o cume da segunda montanha mais alta do mundo, o K2.
O LSH by OWN Lifestyle Hotel, na Barra, entra em clima de festa tipicamente carioca. Domingo, 19, das 14h às 22h, tem feijoada ao som de muito samba no Espaço Sunset. A programação musical começa às 15h30m, e inclui apresentação do Grupo Show e da bateria da Portela. Um DJ vai animar a galera entre uma atração e outra.
Chegou ao Rio a grande exposição retrospectiva “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”, um panorama dos mais de 70 anos de trajetória do consagrado fotógrafo carioca. A mostra está no Centro Cultural Banco do Brasil, depois de ter sido exibida com enorme sucesso no Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS Paulista), e marca o início da parceria – inédita – entre as duas instituições. O IMS fechará sua sede
carioca para reforma em abril de 2023. Com curadoria de Sergio Burgi e Janaina Damaceno, a expo ocupa todas as salas do segundo andar do CCBB, com
266 fotografias, produzidas desde 1950, no início da carreira de Firmo, até 2021. São imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, registrando ritos, festas populares e religiosas, além de cenas cotidianas.Com patrocínio do Banco do Brasil, a exposição segue para os Centros Culturais Banco do Brasil Brasília e Belo Horizonte. Fotos Marco Rodrigues. Acima, Walter Firmo e Leilane Neubarth.
Sebastião Marinho e Evandro Teixeira, dois mestres
quarta-feira, 2 de novembro de 2022
Halloween na varanda do Copa
Dia 31, as bruxas se reuniram em alegre convenção na varanda do Copacabana Palace, num happy hour assustador, com muitas travessuras e gostosuras, organizado por Paula Glaciane, que cuidou dos mínimos detalhes. Mesinhas enfeitadas com fantasmas, bolo lindo, detalhes macabros para quem chegava sem produção, brigadeiros deliciosos, som do DJ Português, fotos mais do que especiais do craque Zezinho Peres. Teve até concurso e os melhores foram premiados com Cavas Codorniu Clássico Brut. Saíram com suas garrafas Renata Fraga, Bruna Vieira, Maria Claudia e Anisio Jordy. Confira nas fotos de Zezinho Peres.
Paula Glaciane
Rosana Bezerra de Melo
Maninha Barbosa
Betania, Ana Melo e Ana Lucia Rech
Anísio Jordy e Paula
Renata Fraga
Kaori Tanaka
Wagner Menezes
Ticiana Fonseca Menezes
Julia Harry Potter Fonseca Menezes
Maria Claudia
Ana Melo e Paula Glaciane
Bete Suzano
O DJ Português, que animou a tarde, e o bolo macabro
O brinde das bruxas Renata Fraga e Sylvia de Castro
Sonia Arruda
Sylvia de Castro
Carmem Maia e Maninha Barbosa
Bruna Vieira e Paula
domingo, 16 de outubro de 2022
"Cem anos de glória" comemora o centenário do Hotel Glória
Lançamento do livro "Cem anos de glória" marcou o início de uma série de comemorações dos 100 anos de fundação do Hotel Glória, o primeiro cinco estrelas do Brasil, que ao longo de sua história reuniu personalidades cariocas e internacionais, como Albert Einstein, Maria Callas, Luciano Pavarotti e Marylin Monroe, e que, agora, por meio de parceria entre o Opportunity Imobiliário e a SIG Engenharia se transformará em residencial. A noite teve um talk mediado pela jornalista Joana Dale e viplist de Patricia Brandão. Os convidados conheceram o apartamento decorado assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis e foram presenteados com uma edição especial do livro. São os dias de glória voltando à Glória! Fotos Miguel Sá.
Maria Clara Tapajós e Patrícia Anastassiadis
Marcia Echeverria e Monica Ibeas
Joana Dale e Patrícia Brandão
David Zylbersztajn e Kiki Moretti
Patricia Anastassiadis, Heckel Verri e Patrícia Mayer
Bete Floris, Gabriela Lobato e Kiki Bastos
Patricia Quentel, Fernando e Ana Paula Leão Teixeira
Ana Andreazza e Isabel Becker
Aurora Mendonça e Fernando Torquato
Sinfonia em azul
Tudo azul com Marcia Loureiro, que comemorou 0 aniversário em sua casa na Barra vestindo azul e enfeitando com azul e branco mais flores do rosa shocking ao vermelho a mesa do bolo. Até os drinques tinham olhos gregos ou borboletinhas azuis. Fotos Tchello.
Marcia Loureiro
Monika Nakamura e o drinque olho grego
Joana Wolff e Karla Edde
A aniversariante e Claudia Bueri
Inez Maros da Costa e Sheyla Senra
Regina Célia
Ana Cristina Blois e Marcia Loureiro
Rose May Add e Tayana Ruiz
Marcia Loureiro entre Vera Loyola e Rachel Gusmão
A mesa do bolo
Assinar:
Postagens (Atom)